segunda-feira, 30 de novembro de 2009

ADVENTO - Toda a mística da esperança cristã!







O advento nos faz desejar ardentemente o retorno de Cristo. Mas a visão de nosso mundo injusto, marcado brutalmente pelo ódio e a violência, revela-nos sua imaturidade para a volta gloriosa de Jesus Cristo. Desejamos com ansiedade que o Senhor venha, mas tememos sua vinda porque o mundo ainda não está preparado para recebê-lo. E através de nossa Fé, esperança e amor que ele quer fazer brilhar a luz continuamente na noite do mundo. De modo que as luzes que acendamos nas noites escuras sejam ao mesmo tempo consolo e advertência, ou seja, certeza consoladora de que «a luz do mundo» já foi acesa na noite escura de Belém e transformou a noite do pecado humano na noite santa do perdão divino; por outra parte, a consciência de que esta luz somente pode - e somente quer - seguir brilhando se é sustentada por aqueles que, por ser cristãos, continuam através dos tempos a obra de Cristo. A luz de Cristo quer iluminar a noite do mundo através da luz que somos nós; sua presença já iniciada deve seguir crescendo por meio de nós. Não só no natal; em cada missa, no «agora» de cada celebração eucarística onde se atualiza o mistério gozoso da vinda e da presença salvífica do Senhor entre nós. Nossa espera tem um sentido, a explosão de graça e de luz que acontece na festa de natal é como o ponto culminante da espera, onde esta se consuma e culmina plenamente.

Fábia Guemardi - MLR Cel. Fabriciano

Poemas (2)

Seguindo com a nossa série de poemas, fica acertada de que, a cada segunda, você encontrará aqui um belo texto para nosso enriquecimento. Caso você conheça ou tenha algum poema que queira pertilhar, é só enviar para dalbemcssr@gmail.com ou mlr.fj2600@gmail.com

Continuam nossa série, um poema do argentino Jorge Luis Borges, do livro "A Cifra":

Os Justos

Um homem que cultiva o seu jardim, como queria Voltaire.
O que agradece que na terra haja música.
O que descobre com prazer uma etimologia.
Dois empregados que num café do Sul jogam um silencioso xadrez.
O ceramista que premedita uma cor e uma forma.
O tipógrafo que compõe bem esta página, que talvez não lhe agrade.
Uma mulher e um homem que lêem os tercetos finais de certo canto.
O que acarinha um animal adormecido.
O que justifica ou quer justificar um mal que lhe fizeram.
O que agradece que na terra haja Stevenson.
O que prefere que os outros tenham razão.
Essas pessoas, que se ignoram, estão a salvar o mundo.


Jorge Francisco Isidoro Luiz Borges Acevedo nasceu em Buenos Aires em 24 de agosto de 1899 e faleceu em Genebra no dia 14 de junho de 1986, aos 86 anos de idade. Este célebre argentino foi escritor, poeta, tradutor, crítico e ensaista, sendo mundialmente conhecido pos seus contos e histórias curtas.

domingo, 29 de novembro de 2009

Conheça o Conselho Geral (5)

P. Juventius Andrade, da Província Redentorista de Bangalore, na Índia, no dia 05 de novembro de 2009 foi reeleito como um dos seis Conselheiros Gerais da Congregação do Santíssimo Redentor para mais seis anos. Nasceu na Índia, no dia 21 de maio de 1958, filho de John e Josephine Andrade (já falecida), sendo o terceiro numa família de quatro filhos: dois homens e duas mulheres.
Fez seus estudos na St. Michael's High School Mahim, de Mumbai, e obteve o diploma de Economia e Comércio na Universidade de Mumbai em 1978. Começou sua formação redentorista no dia 06 de janeiro de 1980, fez o noviciado em Bangalore em 1980-1981, e a primeira Profissão dia 27 de junho de 1981. Emitiu os votos perpétuos dia 28 de junho de 1985.
Cursou filosofia e teologia no St. Alphonsus College, de Bangalore, de 1981 a 1988. Foi ordenado sacerdote na paróquia da sua terra natal, Mahim, Mumbai, na igreja de São Miguel, no dia 24 de abril de 1988. De 1988 a 1991 dirigiu seminários e tomou parte na Equipe Missionária, pregando
renovações de missões paroquiais e retiros para diversos grupos.
De 1991 a 1995 fez a Licenciatura em Sagrada Escritura no Pontifício Instituto Bíblico de Roma e cursou a Universidade Hebraica de Jerusalém. De 1995 a 2003 lecionou Sagrada Escritura no Sadupadesa College (filosofia) e no St. Alphonsus College (teologia), em Bangalore. Nos anos 1996-1999 foi diretor do St. Alphonsus College, de Bangalore, e diretor assistente para a formação dos estudantes. Pertenceu ao corpo docente do Pontifício Instituto São Pedro, onde lecionou Sagrada Escritura e hebraico bíblico. Deu aulas também em outros seminários de Bangalore e de outras regiões da Índia.
Trabalhou na formação permanente dos leigos no Centro Nacional Bíblico, Catequético e Litúrgico. Pregou retiros para sacerdotes diocesanos e religiosos e foi capelão do Movimento Familiar Cristão, dando assistência especial ao Centro Diocesano de Bem-Estar Familiar de Bangalore.
Foi Vigário provincial da Província Redentorista de Bangalore, na Índia, no período de 1999 a 2002. Em 2002 foi eleito segundo Conselheiro provincial e nomeado secretário da Província.
P. Juventius foi eleito Conselheiro Geral Redentorista no dia 01 de outubro de 2003, no XXIII Capítulo Geral, em Roma e releito por mais seis anos no dia 05 de novembro de 2009.
Línguas que fala: inglês, híndi, konkani e italiano. Entende o espanhol. Lê francês e português.

sábado, 28 de novembro de 2009

Poemas

Os poemas alimentam nossa alma. O verdadeiro artista é aquele que consegue captar o que de mais profundo existe em nós, partícipes da humanidade. É, em sua profundidade de existir, missionário da alma humana, expondo aos quatro ventos as dores e alegrias que nos formam.
Para nosso enriquecimento, vou começar a partilhar com vocês algumas coisas que guardo em meu baú. Caso vocês queiram partilhar, também, alguma rica peça, é só enviar para nossos e-mail's (dalbemcssr@gmail.com e mlr.fj2600@gmail.com) que, tão rápido for possível, a postarei.

Para começar, de Mario de Andrade, Descobrimento:


Abancado à escrivaninha em São Paulo
Na minha casa da rua Lopes Chaves
De supetão senti um friúme por dentro.
Fiquei trêmulo, muito comovido
Com o livro palerma olhando pra mim.

Não vê que me lembrei que lá no Norte, meu Deus!
muito longe de mim
Na escuridão ativa da noite que caiu
Um homem pálido magro de cabelo escorrendo nos olhos,
Depois de fazer uma pele com a borracha do dia,
Faz pouco se deitou, está dormindo.

Esse homem é brasileiro que nem eu.

Amigos...

Você já reparou que, do seu lado direito, abaixo do menu com as postagens anteriores, está uma lista de links amigos. Faça uma visita a estes sites. Vale a pena conferir! Se quiser indicar algum, é só enviá-lo para mlr.fj2600@gmail.com
Grande abraço

Conheça o Conselho Geral (4)

Seguimos nossa série. Este, alguns de vocês devem conhecer. É o Padre "Jacinto", Conselheiro Geral que visitou nossa província no ano passado.

P. Jacek Dembek no dia 5 de novembro de 2009 foi reeleito como um dos seis Conselheiros Gerais da Congregação do Santíssimo Redentor. Nasceu no dia 04 de setembro de 1961, em Toruń, na Polônia. Estudou na Universidade Nicolau Copérnico de Toruń, onde fez o Mestrado em Matemática e Álgebra. Terminados os estudos, entrou na Congregação Redentorista em setembro de 1984 e começou o período de formação e de estudos no Seminário da Província de
Varsóvia em Tuchów.
Fez a primeira Profissão a 02 de fevereiro de 1986. Prosseguiu os estudos no Seminário provincial e ao mesmo tempo começou a seguir o curso de Filosofia na Pontifícia
Academia de Teologia de Cracóvia, fazendo o Mestrado em Filosofia em 1987 e a Licenciatura em 1989. Fez a Profissão perpétua em 15 de agosto de 1990. Em 1991 começou a ensinar Lógica na Pontifícia Academia de Teologia de Cracóvia.
Foi ordenado sacerdote em 14 de junho de 1991, na igreja redentorista de Toruń. Durante o ano acadêmico de 1991-1992 trabalhou na sua tese doutoral sobre Filosofia da Ciência na Universidade Católica da América em Washington, D.C., EUA, residindo na comunidade redentorista de Washington. Doutorou-se em Filosofia da Ciência e Lógica em junho de 1993.
Tendo voltado à Polônia em maio de 1992, começou a dar aulas no Seminário Redentorista de Cracóvia, na Pontifícia Academia de Teologia e em outros Seminários (Dioceses de Cracóvia, Tarnów, Sosnowiec, OFM. Conventuais, etc.). Ensinou Lógica, Filosofia da Ciência, Filosofia da Natureza e História da Filosofia Moderna e Contemporânea. Depois foi nomeado Prefeito dos estudantes do Seminário Redentorista de Cracóvia.
Em 1996 começou a estudar Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e obteve a Licenciatura em 1997. Seus estudos foram interrompidos por sua eleição para Vigário provincial da Província de Varsóvia em 1999. Como Vigário provincial, foi o principal responsável pelo trabalho do Secretariado de Vida Apostólica e pela Comissão para a Rádio Maryja.
Em junho de 2002 foi nomeado Superior da comunidade redentorista e Reitor do Seminário Redentorista de Cracóvia. Pregou missões paroquiais e retiros; em especial, retiros para padres e religiosos na Polônia, na Alemanha, nos USA e na Dinamarca. Em Cracóvia participou do ministério paroquial para os moradores da cidade e os turistas de língua inglesa.
Durante alguns anos assumiu serviço pastoral de verão em paróquias nos USA e na Áustria. De 1993 a 1997 foi membro do Capítulo provincial de Varsóvia. Foi eleito Vogal para os Capítulos Gerais de 1997 e 2003. Dia 03 de outubro de 2003 foi eleito Conselheiro Geral para o sexênio 2003-2009 e neste Capítulo de 2009 foi reeleito Conselheiro Geral para mais um sexênio.
P. Dembek fala polonês, inglês, italiano, espanhol e alemão. Comunica-se em português e em russo. Entende o eslavo, o checo, o ucraíno e o francês.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Fotos Encontro MLR - Mairte



Fotos Encontro MLR - Deise





Fim do Capítulo Geral... Fim do Encontro MLR...

Início de uma Nova Era para a Congregação do Santíssimo Redentor: Anunciar o Evangelho de modo novo!

Somos Redentoristas, temos um jeito de ser, de viver na igreja, como o jeito de JESUS, o Redentor. Jeito plasmado pelo Espírito Santo, jeito inquieto, insatisfeito com a dor da humanidade, um jeito missionário da alegria, da esperança, um jeito de intimidade: Eu e o Pai somos Um. Essa espiritualidade é fonte de unidade para toda congregação; ela nos une como família redentorista consagrados e leigos. Embora seja tão diversa a situação das pessoas, todos nós, como redentoristas, somos iguais. Estaremos em missão na cidade Cariacica (ES), muitas vezes falta em nós a confiança, mas é preciso lembrar que há muitos necessitados de redenção, de aconchego, de presença carregada de esperança, Fé e solidariedade. Precisamos mostrar às pessoas que continuar o Redentor é compreender a fome e sede de vida espiritual que o mundo Pós-moderno sofre. Como disse Pe Maikel, seguir Jesus Cristo não é “moda”, não é um “estilo de vida” passageiro, mas sim, ser capaz de ver Jesus nos outros e ser com Jesus nos outros. Para tanto é necessário não querer ser maior e melhor que ninguém, é simplesmente Amar e ser amado por Deus. Quem não ama o irmão que vê, não pode amar a Deus a quem não vê.

Fábia Guermandi

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Conheça o Conselho Geral (3)

Pe. Cecilio Alberto Eseverri Laspalas, no dia 5 de novembro de 2009 foi eleito como um dos seis Conselheiros Gerais da Congregação do Santíssimo Redentor. Nasceu no dia 11 de janeiro de 1959 em Ochagavía, Navarra, Espanha. É o mais velho de cinco irmãos. Seus pais: Félix (já falecido) e Irene.
Antes de entrar para o noviciado redentorista, fez os estudos básicos e um curso de Técnico de Empresas Turísticas, trabalhando por vários anosnuma empresa do setor.
Em 1986, entrou em contato com os Missionários Redentoristas em Pamplona. No encerramento do II encontro Internacional de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista, realizado no convento El Espino, em 1988, entra para o noviciado, fazendo sua profissão religiosa no dia 9 de setembro de 1989.
Fez os estudos de Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade de Salamanca. Emitiu os votos perpétuos em julho de 1994, tendo sido ordenado sacerdote no dia 18 de dezembro de 1994. Preparando-se para trabalhar na missão de Costa do Marfim, fez o curso de licenciatura em Ciências Religiosas na Universidade Católica de Paris, e trabalhou durante dois anos em Tiébissou.
De 1997 a 2007 foi formador: prefeito de postulantes, mestre de noviços e sócio do mestre de noviços do noviciado inter-provincial da Europa-Sul, em Ciorani, na Itália.
Durante sua etapa como formador, colaborou como vigário paroquial na pastoral de várias paróquias.
No momento, fazia parte da equipe de missões itinerantes, tendo pregado missões paroquiais na Espanha e em Honduras.
Participou de um curso de Orientação Familiar, na Universidade Pontifícia de Salamanca, e colaborou em vários centros de orientação familiar como terapeuta familiar. Desde 2004, fazia parte do Governo da Província Redentorista de Madri, como conselheiro.
Pe. Alberto fala espanhol, italiano, francês e inglês. Entende o português.

Conheça o Conselho Geral (2)

Irmão Jeffrey Rolle, C.Ss.R., membro da Província de Baltimore, no dia 5 de novembro de 2009 foi eleito como um dos seis Conselheiros Gerais da Congregação do Santíssimo Redentor. Irmão Jeff nasceu no dia 05 de abril de 1965, em Dominica. Professou na Congregação Redentorista no dia 07 de setembro de 1991. Graduou-se na Universidade St. John’s, no Queens, em Nova York. Além disso, tem mestrado em Teologia pela Union Theological Washington e Mestrado em Aconselhamento Pastoral pela Loyola University, de Baltimore. Como Redentorista, Jeffrey até então trabalhava em paróquia, na ilha de Santa Lúcia e nos últimos anos foi diretor de formação de nossos seminaristas redentoristas em Nova York. Durante os últimos cinco anos, irmão Jeffrey foi membro do Secretariado Geral para os Irmãos.
A Congregação Redentorista foi fundada por Santo Afonso em 1732. Depois de tantos anos, somente agora um irmão é escolhido pelos Capitulares para exercer o cargo de Conselheiro Geral da mesma.
Os conselheiros gerais trabalharão com o Superior Geral na orientação da Congregação nos próximos seis anos. A equipe deverá visitar várias comunidades redentoristas espalhadas pelo mundo, apoiando e orientando a vida e atividade dos Missionários de Santo Afonso.
Irmão Jeffrey fala inglês e espanhol. Entende português.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Pe. Enrique López acaba de ser eleito Vigário Geral da C.Ss.R.

No primeiro escrutínio desta manhã, foi eleito o Pe. Enrique López para a função de Vigário Geral. Em um dos post´s de ontem, apresentamos seu Curriculum Vitae.

Qual a função do Vigário Geral?
“O Vigário do Superior geral é eleito pelo Capítulo geral dentre os Conselheiros gerais. Ele faz às vezes do Superior geral ausente ou impedido; sucede-lhe no cargo e no título em caso de cessação do ofício ou de morte, até o próximo Capítulo geral ordinário”. (Const. 117)

Parabéns ao padre Enrique!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Conheça o Conselho Geral

Aos poucos iremos apresentar o Curriculum Vitae dos membros do Conselho Geral da CSsR. Começaremos com o Pe. Enrique Lopez:


P. Enrique López pertence à Vice-Província de Assunção, no Paraguai. Nasceu em Assunção (Paraguai) dia 15 de março de 1950. Primeiro de seis irmãos, é filho de Enrique Palmiro López e Carmen Olmedo de López.
Fez os estudos primários na Escola N. Sra. do Perpétuo Socorro, dos Redentoristas, em Assunção, e os estudos secundários no Seminário Menor dos Redentoristas em Ponta Grossa, Paraná, Brasil. Em 1968 fez o Noviciado Redentorista em Tibagi, Paraná, Brasil, onde, no dia
01/02/1969, fez a primeira Profissão na Congregação Redentorista.
De 1969 a 1972 cursou Filosofia no Saint Alphonsus College, Suffield, Connecticut, E.U.A. Fez a Profissão perpétua na Congregação dia 25/06/1972, em Suffield, Connecticut, E.U.A. Cursou Teologia no Seminário Redentorista de Mount Saint Alphonsus, Esopus, New York, E.U.A. Foi ordenado sacerdote no dia 12/07/1975, no Santuário N. Sra. do Perpétuo Socorro, em Assunção, Paraguai.
De 1976 a 1980 trabalhou no Seminário Menor dos Redentoristas em Ponta Grossa, Paraná, Brasil, onde foi professor, formador dos estudantes paraguaios e prefeito dos estudantes. Em 1976 e 1977, ajudou nas Missões Populares da Vice Província de Campo Grande, no Brasil. Em 1980, fez o curso do Cetesp, para Formadores, no Rio de Janeiro, Brasil. Em 1981-1082 foi formador no Seminário Redentorista São Clemente, para estudantes de Filosofia, em Curitiba, Paraná, Brasil. Na época foi responsável pela Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Curitiba.
De 1983 a 1985 estudou Teologia Moral no Instituto Superior de Ciências Morais, de Madrid, Espanha, alcançando o grau de Licenciatura. A partir de 1985, em Assunção, foi formador dos estudantes de Filosofia e começou a dar aulas de Teologia Moral no Seminário Nacional do Paraguai.
De 1986 a 1989 foi formador dos estudantes de Filosofia em Assunção; deu aulas de Teologia Moral e trabalhou na pastoral como responsável do Vicariato Santa Ana, em Assunção. No triênio 1990-1992 foi pároco da Paróquia do Santíssimo Redentor em Assunção. De 1991 a 2003 trabalhou em temas referentes à Ética cristã e à Teologia Moral, especialmente com o Instituto Afonsiano de Ciências Morais para Leigos, fundado em Assunção em 1991.
Foi Superior vice-provincial de 1986 a 1995 e depois de 1999 a 2004. Foi Presidente da Conferência dos Religiosos do Paraguai de 1990 a 1995. De 1996 a 2001, foi pároco no Santuário N. Sra. do Perpétuo Socorro, em Assunção.
Em outubro de 2003, no Capítulo Geral Redentorista, foi eleito membro do Conselho Geral da Congregação, passando a residir em Roma. No dia 05/11/2009, foi reeleito Conselheiro Geral.
P. Enrique Lopez fala guarani, inglês, espanhol, português, italiano. Entende: francês.

Direto do meu baú de garimpo

«Uma realidade muito simples»

Ao abrir o Evangelho, cada um pode dizer para si mesmo: estas palavras de Jesus são um pouco como uma carta muito antiga, que me foi escrita numa língua desconhecida; mas, como foi escrita por alguém que me ama, vou procurar compreender o seu sentido e vou desde logo tentar pôr em prática, na minha vida, o pouco que descobri…

No início, não importam os grandes conhecimentos. Claro que eles têm um grande valor. Mas é através do coração, nas profundezas de si mesmo, que o ser humano começa a descobrir o Mistério da Fé. Os conhecimentos virão a seguir. Não é tudo adquirido de uma só vez. Uma vida interior elabora-se passo a passo. Hoje, mais do que nunca, penetramos na fé avançando por etapas.

No mais profundo da condição humana repousa a espera de uma presença, o desejo silencioso de uma comunhão. Nunca esqueçamos: este simples desejo de Deus é já o começo da fé.

Além disso, ninguém consegue compreender sozinho todo o Evangelho. Todos podem dizer para si mesmos: nesta comunhão única que é a Igreja, o que eu não compreendo acerca da fé outros compreendem e vivem. Não me apoio apenas sobre a minha fé, mas sobre a fé dos cristãos de todos os tempos, os que me precederam, desde a Virgem Maria e os apóstolos até aos cristãos de hoje. E, dia após dia, disponho-me interiormente a confiar no Mistério da Fé.

Então compreende-se que a fé, a confiança em Deus, é uma realidade muito simples, tão simples que todos poderiam acolhê-la. É como um impulso, mil vezes sentido ao longo da nossa existência e até ao nosso último suspiro.

irmão Roger, de Taizé

Aniversário Redentorista

É sempre difícil mensurar os benefícios do amor. Ainda mais quando o assunto é uma obra com seus 277 anos. Talvez a saída seja deixar o coração mergulhar no mistério de Deus, que em Jesus, armou tenda segura entre os humanos. Uma presença do alto? Exato! Afonso era jovem ainda, quando fez a experiência profunda da gratuidade divina em sua vida. Embalado bela convicção de que a cruz não poderia causar medo, mas confiança, fez uma passagem radical e assumiu ser profeta do amor infinito. Não se acomodou ao caminho já costumeiro que vivia em Nápoles. Foi na periferia da Itália que o jovem advogado napolitano viu abrir em sua frente outra história possível. A possibilidade de uma Igreja mais dinâmica e missionária. Sim! Scala não tinha nada de especial, mas foi lá que Santo Afonso encontrou-se com uma simples gente, sofrida. O povo das cabras, das montanhas. Pois é, foi ali, como em tantos outros momentos, que o amor divino mostrou que não é preso a barreiras e limites das classes ou poderes. Ele vai ao cantinho mais insignificante para fortalecer o humano, principalmente quando ele é fragilizado.


E desde aquele 09 de novembro de 1732, uma caravana de missionários (padres, irmãos, leigos e leigas), com a vida e as obras, irradiam a gratuidade do amor de Deus, ao seguirem os passos do Cristo Redentor. Por isso, esforçam-se sempre em buscar, acompanhar os que mais sofrem. Não se acomodam em preconceitos, mas dia a dia tentam ser fiéis ao carisma inicial. Levam o amor onde falta esperança. Humanizam onde a vida tornou-se desumana. De outro modo, procuram anunciar a abundância de vida que jorra das palavras e obras do Cristo. Foi assim que os missionários redentoristas até aqui chegaram e agora, com entusiasmo, desejam cruzar as fronteiras de novos tempos. Fortalecidos pela redenção do Cristo, não temem os desafios próprios de cada tempo.



Durante as discussões, partilhas, decisões de mais uma reunião capitular (Roma, 18 de outubro a 17 de novembro de 2009), havia sempre a esperança de que o carisma afonsiano é atual e urgente para os dias de hoje. Temas como secularização, miséria, cuidado com o planeta, injustiças foram surgindo como cenários que poluem o Reino de Deus. E sempre mais valentes, os missionários de hoje se dispõem a enfrentar tais provocações não para o bem próprio, mas em defesa do rosto de Jesus que continua sofrendo nas dores do mundo. Decisões? Claro que elas não produzirão frutos sem o investimento de cada membro da família redentorista. Mas uma coisa parece certa: reestruturação é um tema que nos implicará em caminhos mais ousados no anúncio do Evangelho de Jesus. Certamente será esse o grande presente que a C.Ss.R. ganha para continuar sua missão fundamental de anunciar o Cristo aos mais abandonados.

Autor: Pe. Vicente, C.Ss.R.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Pe. Michael Brehl é eleito Superior Geral

Reunidos no processo eleitoral do novo Superior Geral dos Redentoristas desde o dia 02 de novembro, os Capitulares deram início, na última quarta-feira, dia 04, ao 9º escrutínio. Estavam presentes 107 representantes, por isso, eram necessários 72 votos para atingir a maioria requerida dos 2/3. Foi feita a votação, com este resultado:

Pe. Michael Brehl: 87
Pe. Enrique López: 9
Pe. Serafino Fiore: 9
Pe. Michael Kelleher: 1
Voto em branco: 1

O Pe. Michael Brehl, da Província de Edmonton-Toronto, Canadá, foi eleito Superior Geral. Ao ser interrogado pelo Pe. Tobin se aceitava sua eleição, Pe. Brehl respondeu: “Com a graça de Deus, sim”. Então, os Capitulares desceram até a frente da mesa da presidência para cumprimentar o novo Superior Geral. Às 19h30 (horário de Roma), teve lugar na capela o solene Te Deum e Pe. Brehl fez o juramento regulamentar. Em seguida, os Capitulares tiveram um jantar comemorativo e um animado Gaudeamus com muita fraternidade e cantoria.

Pe. Michael Brehl exerceu muitas funções em sua Província antes de se tornar Superior Provincial. Foi Mestre dos noviços, Prefeito dos estudantes, membro do Conselho Provincial Extraordinário e Vigário Provincial. Também pregou missões populares e foi pároco. Participou da Comissão Teológica da Conferência dos Religiosos do Canadá e do Conselho de Diretores do Ministério Pastoral Unido de Ontário.

Pe. Brehl nasceu em Toronto, Canadá, em 1955. Estudou na Casa de Estudos Redentoristas nessa mesma cidade e entrou no noviciado em 1975. Fez a profissão temporária em 1976 e a profissão perpétua em 1979. Foi ordenado sacerdote no dia 15 de março de 1980 em Toronto, após obter o mestrado na Escola Teológica daquela cidade.

Em termos de experiência Redentorista internacional, Pe. Brehl participou do Secretariado Geral de Formação, foi Moderador dos Capítulos Gerais de 2003 e 2009 e com frequência pregou retiros para grupos de Redentoristas em várias partes do mundo.

Pe. Brehl fala inglês e francês, e entende bem espanhol e italiano