quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

PRECE DO ANO NOVO

Recebi esta prece da Nair, missionária leiga do Rio de Janeiro. Obrigado!

PRECE DO ANO NOVO

Senhor,
resplandece o fulgor do
Ano Novo,
expectativas, mistério, perguntas,
ansiedades,
fazem da festa um mundo
de curiosidades.
Há, por toda parte, calendários,
previsões orçamentárias, planos de vida,
mas só tu sabes, Senhor, o que há de vir.

Neste instante de novidades e de abraços,
nesta hora de promessas e possibilidades,
que eu sinta o Teu poder e a Tua paz,
abrindo clarões no escuro da incerteza.

Senhor,
que nem mesmo a iminência da morte,
da despedida,
quando a dúvida rondar minha morada,
possam abalar-me a fé.
Que eu tenha vigor, paciência, perseverança,
pra recriar nas lições do desencontro,
e que eu sinta vontade de seguir em frente,
sempre que as circunstâncias me detiverem.

Senhor,
transporta meu pensamento
para os enlevos da vida,
fazendo-me contemplar
as visões de um novo mundo.
Renova minhas forças,
unge meu caminho,
abençoa o desdobrar
da página de cada dia.

Neste ANO NOVO, Senhor,
habilita-me
para ser digna de entender
as missões da Tua obra,
iluminando-me cada passo.
Nas dores, que eu O encontre,
nas orações.
(Ivone Boechat)

Com carinho ...

Nair


segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

NOSSO PRESÉPIO INTERIOR.

A devoção de Santo Afonso pelo presépio nos convida, nesse período do Natal, a repensar nossa vida a partir desse mistério. Será que temos construído presépios para acolher o Menino Jesus? De que forma, durante esse ano, estabelecemos contato com os outros? Quais celebrações fizemos da vida? Como compartilhamos as alegrias e traçamos a esperança para os dias vindouros?

 

A construção do nosso presépio interior nos remete às cenas daquela noite que rompeu a escuridão e, ao mesmo tempo, suscitou a alegria da esperança do cumprimento das promessas da vinda do Salvador.

 

A dicotomia que se encerra no presépio é muito rica. Entre as dificuldades do caminho, surge um pequeno oásis – o lugar do presépio. O brilho da estrela, o aconchego dos animais, a aproximação dos pastores e a visita dos reis. Na mais simples humildade, na pobreza e no despojamento total, nasce o Menino Jesus, e com Ele, tudo se acende. Louvores são cantados.

 

Na analogia de nossa vida, várias exclusões e sentimentos de abandono perpassam pelo nosso cotidiano. Porém, quando se tem a presença de Jesus, uma luz nova começa a brilhar.

 

As dificuldades humanas, muitas vezes, nos provocam enredamento. Não conseguimos vislumbrar saídas possíveis para os desafios que nos espreitam. Com a Sagrada Família não foi diferente: os empecilhos das contingências da vida estavam postos. Entretanto, essa Família, livre das amarras do mundo, trazia no seu coração o BEM maior.

 

 O exemplo de confiança, entrega e simplicidade dessa Família fez com que brilhasse o esplendor do Natal, da Boa Nova a ser anunciada. A presença do Menino não poderia passar despercebida; muito pelo contrário, marcou o mundo e continua abalizando nossas esperanças.

 

Dessa forma, fica o convite para cada um de nós: observemos com cuidado o presépio interior que preparamos para a chegada do Menino Jesus. Neste sentido, nós, Missionários Leigos Redentoristas, que abraçamos o carisma afonsiano, devemos preparar o nosso presépio interior em sintonia com as práticas Redentoristas, proclamando com alegria a Boa Nova do Natal.

 

Que as graças e bênçãos deste tempo de advento nos inspirem para sermos sal e fermento neste nosso trabalho missionário.

 

     Autor: Jussara Bueno / MLR - Unidade São José (Belo Horizonte – MG)

Presépio MLR's São José - BH

Eis ai o presépio dos MLRs da São José!!!

Ficou muito bonito, graças a mãos unidas que descobrindo dons aceitaram o desafio do participar!

Foi muito gratificante somar com a Ivanir, Luiz, Nina, Emilia e muito em especial a Ilza, que fez com objetos descartáveis, massa de pão, e um tipo de cola nossos reis, pastores e animais, vestindo-os com roupas simples costuradas a mão.

Atentos a detalhes o presépio foi tomando Vida!!E que VIDA!!

A exposição foi aberta sexta a noite com uma procissão luminosa ate nosso salão paroquial, ali o grupo jovem da musica das 19h apresentou um presépio cantado e vivo. Lindo, lindo!!!

Durante esses dias o nº de pessoas que visitaram e participaram da votação popular ficou em torno de 1200 pessoas!!!

Esta sendo muito gratificante participar enquanto Pastoral Familiar e ao lado de Pe. Dalton desse momento evangelizador!

Obrigada a todos vcs..

Abraços carinhosos a todos.

Graça Linhares

"QUE ESTE PERIODO DE ADVENTO VIVIDO, SEJA FECUNDO NO nosso dia a dia!".


domingo, 20 de dezembro de 2009

Esse menino, por aqui tem andado ...

 

Esse menino, por aqui tem andado,

Por vezes,  alegre e tranqüilo.

Outras inquieto e danado.

 

Mexe em tudo

 e encanta-se quando se-nos vê.

Não diz o que quer

apenas é.

 

Eu sim, calada fico pouco.

O resto é denunciar-lhe como as coisas andam.

Ainda mais as que dizem ser dele.

Nós nos encontramos

Ele nascendo, encarnado...

e eu..,


Eu extasiada pela beleza da encarnação

E remexida, pelo que ela (com Ele)

Vem propor. 


 Pedir ao Deus Menino, que nasça em nós de novo neste Natal, significa comprometer-se a renascer n`Ele e com a causa d`Ele neste Natal. 


 Um abraço fraterno,


    Diana Esteves, MRL/JF

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

BOAS ...Noltícias...

Os MLR-Unidade Glória, fizeram sua Celebração de Natal e eleição da nova coordenação no último dia 12/12.
Estiveram presentes também os assessores da Unidade, Pe. Américo, Ir. Argemiro e Ir. Pedro Magalhães.
A cada 3 anos, uma nova coordenação é eleita. Para o próximo triênio será José Deniac (coordenador) e Rôsangela (vice).
Quanto à Celebração de Natal, iniciamos com um "Diálogo de Natal", seguido por uma dinâmica onde cada membro partilhava/presenteava algum outro membro da Unidade, com um "objeto símbolo". Não é necessariamente um presente, mas um objeto que simbolizasse a vida pessoal e perspectiva de futuro.
Foi um momento de partilha muito profundo e reforçador dos laços da Unidade.
Na sequência, tivemos nossa Ceia, em forma de lanche partilhado.Um abraço,

Diana Esteves

Liturgia Dominical - IV Domingo do Advento

1ª leitura: Mq 5,1-4a: Na profecia de Miquéias, o Messias não virá de Jerusalém, a capital, centro do poder religioso e político, mas sim, da periferia, Belém, terra natal de Davi. É de sua descendência que nascerá o verdadeiro Rei de Israel, enviado de Deus.

 

Salmo: 80 (79): Iluminai a vossa face sobre nós, convertei-nos para que sejamos salvos!

 

2ª leitura: Hb 10, 5-10: Hebreus compreende a morte de Cristo como a plenificação do culto sacrifical do AT. Todos os sacrifício anteriores são figura do que se realiza em Cristo. Em Jesus Cristo se rompe a distância que existia entre Deus e a humanidade.

 

Evangelho: Lc 1,39-45: Maria vai ao encontro de Isabel para servi-la. Nelas se encontram, pela primeira vez, o precursor e o Messias. O filho de Isabel estremece em seu seio. Cumpre-se Lc 1,15: desde o seio materno João Batista é impelido pelo Espírito. Isabel entende e saúda em Maria a fé e o fruto bendito. Na seqüência, Maria entoa um canto de louvor a Deus, o Magnificat.

 

Breve Reflexão: Este é o último domingo do advento. Se pudemos dizer no domingo passado que já despontava a aurora, agora já podemos sentir os primeiros raios do verdadeiro sol da justiça que vem ao nosso encontro. Em Jesus, Deus vem ao nosso encontro de maneira profunda, indescritível e fascinante.

A primeira leitura promove uma verdadeira mudança de conceitos. Era de se esperar que o Messias, o verdadeiro Rei de Israel viesse surgir na capital, no centro do poder. Mas o que acontece é bem diferente: não é a grandeza segundo critérios humanos que importa para Deus. O Cristo nasce na pequena Belém. Por causa do Senhor, a pequena e insignificante cidade se torna lugar da ação de Deus.

No evangelho se manifestam duas facetas do Mistério de Deus em Maria: humildade e serviço. Deus se manifesta na humildade de uma jovem grávida que se coloca na disponibilidade do serviço, auxiliando a prima em estado avançado de gravidez. Por outro lado, é manifesta a grandeza do Senhor através do canto entoado por Maria. No movimento de João Batista no seio de sua mãe e nas palavras de Isabel, o reconhecimento deste Mistério que se realiza na vida daquela pequena.

Eis a dinâmica manifesta em Jesus que aproxima Belém, Maria e todo aquele que se coloca na acolhida fiel do Mistério: na pequenez e no esvaziamento daquele que serve, Deus age. Serviço e grandeza são duas faces do mesmo Mistério. Mesmo Mistério de amor que vamos celebrar dentro de poucos dias. Amor de Deus pelos homens que ultrapassa o que entendemos pela palavra amor. Um amor verdadeiro, que fecunda a terra, que se faz entrega. Deus que cobre uma humildade criatura com sua sombra.

 

Das alturas orvalhem os céus,/ e as nuvens que chovam justiça

 que a terra se abra ao amor/ e germine o Deus Salvador.


--
P.e Maikel P. Dalbem, C.Ss.R.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Nomeado novo bispo redentorista

Pe. José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., província de São Paulo, foi nomeado bispo hoje, dia 16 de dezembro de 2009. Majella Delgado nasceu no dia 19 de outubro de 1953, em Juiz de Fora (MG). Possui cinco irmãos. Seus pais, já falecidos, são: Adalmira Cunha Delgado e José Luiz Delgado.

Entrou para o Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), no dia 29 de janeiro de 1969.

Estudou Filosofia nas Faculdades Salesianas de Lorena de 1973 a 1975.

Fez o Noviciado para a Vida Religiosa Redentorista em 1976, no Jardim Paulistano, em São Paulo (SP), emitindo a Profissão Religiosa como Redentorista no dia 02 de fevereiro de 1977. Fez a Profissão Perpétua no dia 31 de julho de 1980.

Foi ordenado diácono no Seminário Redentorista Santo Afonso, em Aparecida (SP), no dia 02 de agosto de 1980, por Dom Lelis Lara, então bispo auxiliar de Itabira-Coronel Fabriciano (MG).

Foi ordenado sacerdote no dia 14 de março de 1981, em Volta Redonda (RJ), na Igreja de N. Sra. das Graças, por Dom Waldyr Calheiros de Novaes, Bispo de Volta Redonda.

Principais atividades do novo bispo - Nas Comunidades Redentoristas onde residiu, exerceu as seguintes atividades:

1981= Vigário cooperador da Pastoral do Santuário de Aparecida (SP).

1982 a 1983= Vigário Paroquial da Paróquia N. Sra. Aparecida, em Aparecida (SP).

1984= Vigário cooperador do Santuário N. Sra. do Perpétuo Socorro em S. João da Boa Vista (SP).

1985= Formador no Seminário Redentorista Santo Afonso, em Aparecida (SP).

1986 a 1987= Superior e Diretor do Seminário do Santíssimo Redentor e vigário cooperador em Sacramento (MG).

1987 a 1989= Superior e Auxiliar do Mestre de Noviços em Tietê (SP).

1990 a 1995= Diretor e Superior do Seminário do Ssmo. Redentor em Sacramento (MG).

1996= Superior e Diretor do Alfonsianum (Instituto Redentorista de Estudos Superiores, no Ipiranga, em São Paulo (SP).

1997= Diretor do Seminário Redentorista Santo Afonso, em Aparecida (SP).

2000 a 2002= Superior, Vigário cooperador e Mestre de Noviços em Tietê (SP).

2003 a 2005= Trabalhou na Pastoral do Santuário de Aparecida e foi Diretor da Academia Marial de Aparecida (SP).

2006= Vigário cooperador na Paróquia Santo Afonso, Tijuca, Rio de Janeiro (RJ) e um período do ano residiu na Comunidade Redentorista do Jardim Paulistano, em São Paulo (SP), para estudos, auxiliando na Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro.


Estudos Superiores
- Majella Delgado, licenciado em Estudos Sociais e em Filosofia (pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras, de Lorena (SP), é bacharel em Teologia (Instituto Teológico São Paulo (Itesp), São Paulo (SP). Fez curso de Espiritualidade (Cetesp, CRB Nacional, no Rio de Janeiro (RJ) e fez especialização em Teologia Litúrgica (na Pontifícia Faculdade de Teologia N. Sra. da Assunção, em São Paulo (SP) e curso de Espiritualidade Redentorista (em Roma, na Itália).


Notícia recebida do Secretário Provincial Pe. Geraldo Rodrigues, C.Ss.R.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Links Irmãos

Acesse o Blog "Caminhos Humanos e Divinos". Iniciativa pessoal do Pe. Maikel, C.Ss.R.

Natal, festa de luz!

Estamos no meio de Dezembro, envolto na claridade do verão, carregado de alegria e de profundo amor pela chegada do Deus-Menino. Os dias prolongam-se com o sol escondendo-se mais tarde, as noites bem calorosas e o céu mais estrelado. Assim sentimos Dezembro, apesar de chuvas intensas por todo o país. Mas são noites e dias de muita agitação, onde procuramos, junto da família, preparar o Natal.

Só que a cada novo ano, o novo Natal induz-nos a comprar, comprar e comprar através das intensas propagandas da tv e dos grandes shoppings. Mas quem não gosta de dar e receber presentes? Entretanto, temos que agir e pensar em presentear com responsabilidade.

Vivemos momentos de preocupação com os acontecimentos no mundo e não podemos fingir que está tudo bem, que não há com o que se preocupar. Tomar consciência da nossa realidade, da nossa responsabilidade e não nos deixar levar pela mídia, requer maturidade e um profundo sentimento de irmandade - olhar para o outro, que passa por necessidade.

Devemos desvincular o amar do presentear. Sabemos que o gostar muito das pessoas - familiares e amigos-, nos leva a comprar presentes caros, e se gostamos pouco, damos lembrancinhas, ou nem isso, às vezes.

Olhe, goste muito e gaste pouco! Faça juras, manifeste com carinho o seu amor ao outro com um abraço, com gestos singelos e até mesmo com um e-mail, também pode ser um cartão, mas não pague juros. Porque quando Janeiro chegar ...

Muitos decepcionam-se por não receber na mesma proporcionalidade os presentes ofertados. Frustração completa em sequer receber um e-mail de agradecimento.

Não devemos medir o amor que nos é dado pelo preço do presente comprado, ou pela ausência dele, pois assim estaremos matando o amor. O amor existe para ser sentido, ser compartilhado, de graça, espontaneamente.
Ser uma família feliz, um grupo de trabalho legal ou de pastoral unida, não é ter um super saldo de presentes, que passarão o ano "estacionados" nas gavetas do armário, sem sequer serem usados.

Este ano, pense, invente, faça diferente. Já ouviu isso, não? Dê presentes feitos por você. Já pensou o tanto de carinho que terá neles? Faça deste Natal um Natal do seu jeito, com a sua marca..

Que haja festa, que haja reuniões familiares, de nossas pastorais, e troca de presentes nas semanas próximas ao Natal , sim senhor...mas que essas comemorações sejam a Festa de Deus com os homens, a Festa da Luz, da família, da partilha e da solidariedade, à imitação do Menino Deus «que, de rico, se fez pobre para nos enriquecer pela Sua pobreza» (2 Cor 8,9).

E mais ... que este Dezembro nos deixe a firme certeza do renascer de um futuro mais belo no Ano Novo.

Lembre-se : Dezembro é o tempo de maturidade, é festa da ternura do nosso Deus que por nós se fez Menino, é tempo de sonhos.


Nair Pimenta / MLR-RJ

Poemas (4)

A Criança Que Ri na Rua
A CRIANÇA que ri na rua,
A música que vem no acaso,
A tela absurda, a estátua nua,
A bondade que não tem prazo -

Tudo isso excede este rigor
Que o raciocínio dá a tudo,
E tem qualquer cousa de amor,
Ainda que o amor seja mudo


Fernando Pessoa

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O que habita nos céus, ri - Pe. Rui Santiago

Salmo 2,4

"o que habita nos céus, ri"

Ri… Ri como quem tem uma palavra decisiva a dizer, a palavra que transfigurará o peso e a direcção de todas as palavras ditas na história. Como quem tem na palma da mão, ainda em segredo, o sinal que vai mudar os trunfos todos da história, o lugar dos fortes e dos fracos, as cadeiras, os assentos, as primazias e os preconceitos…

O meu Deus ri, ri no alto dos céus, onde habita, estes céus que não são um lugar mas a Sua Liberdade! O meu Deus habita onde é LIVRE, fora das teias dos poderes e dos interesses que se riem dos pobres e dos pequenos. Habita até fora das casas que esses Lhe constroem pensando que também a Ele podem dominar ou comprar. Habita nos céus, que foi Ele que fez e dos quais ninguém se pode assenhorear! O meu Deus ri… porque habita os céus, onde não há tempo que turve a visão dos acontecimentos nem maneira de esconder seja o que for. O meu Deus ri.

É um mistério para mim, oh Deus da Vida… é um mistério esse Teu Riso divino, a Tua Justiça como uma gargalhada que Te sai das entranhas… Hoje, esse Teu riso é a minha força, a minha Esperança! Sim, o eco da Tua gargalhada alimenta a minha Esperança, a certeza de que és forte e tens olhos para ver, ouvidos para ouvir, mãos para agir, pés para caminhar e boca para rir.

Diante da força dos poderosos deste mundo, diante do mistério do mal, faltam-nos as palavras todas. Calam-se. Escondem-se. Choramos. Tu ris. Não como quem não chora, mas como quem não desespera. O Teu riso não é o contrário do nosso choro! NÃO! O Teu riso é o contrário do nosso desespero. A Tua gargalhada não goza com as nossas lágrimas, NÃO! A Tua gargalhada retira delas a desesperança… o Teu riso, oh Deus bom e amoroso, não violenta a nossa dor nem contradiz os nossos gemidos, NÃO! Cura-nos… Cuida-nos… Limpa-nos…

Faz-nos experimentar que não estamos sós e que pertencemos a Ti, o Forte, o Único verdadeiramente Forte. Que ri…

Gosto de Ti assim, Deus dos meus Pais, de todos os meus Pais nestes milénios de história, gosto de Ti assim. O Deus do Riso, que me liberta da maneira mais bonita que há da desesperança, que desamarra os confins embaciados dos meus olhos com a maior doçura que alguém poderia usar… Deus Ri. E eu volto a acreditar. Diante daquilo que cala as minhas palavras todas, calam-se as Tuas também. E Deus Ri. Com aquele mesmo Riso que rasgou os céus e envolveu todas as montanhas da terra na Hora de Re-Suscitares o Teu Filho Jesus…

E o Teu Riso limpou de todas as lágrimas dos discípulos e das discípulas de Jesus a desesperança… Venceu a escuridão dos seus medos… e todas as suas palavras caladas foram respondidas nessa outra não-palavra que é o Teu Riso de Deus e, acima de tudo, de Pai.

E há poucas coisas mais saborosas do que ouvir o Riso feliz de um Pai.

MLR's participam do Concurso de Presépios na Igreja de São José

Este ano temos uma novidade aqui na São José. Haverá um concurso de Presépios.
Pe. Dalton, e a Pastoral Familiar  propuseram a retomada dos presépios populares, feitos em casa, artesanalmente, com carinho e nos envolvendo a todos. Assim, deste modo possamos refletir o Mistério da Encarnação, longe da atual comercialização do mercado religioso, que produz em série, figuras e figurações.
Nossa Unidade acatou o desafio e estamos empenhados em participar com o nosso Presépio. Cada um com seus dons temos participado, e quem não os tem pode dar opiniões e idéias.
Enviamos para o Missionando a primeira parte que foi feita.
A exposição será nos dias 19 e 20/12 e a premiação dia 22/12.
Está valendo a pena participar.
 
 Abraços,
 Ivanir e Luiz Gonzaga

domingo, 13 de dezembro de 2009

Carta Final de Ano












Cariacica, 13 de dezembro de 2009


Caros missionários:

Mais alguns dias para vivenciarmos a festa da Encarnação e o final do ano de 2009. Há quase um ano que estou assessorando as unidades MLR de nossa província. Para mim, é tempo para uma boa parada a fim de avaliar e corrigir a rota de nossa vida rumo a caminhos mais redentores. Pessoalmente, encontro-me ciente de minhas fraquezas e de quanto poderia ter sido mais atento neste ano. Peço perdão pelas falhas, e rogo ao Jesus-menino que me dê as luzes necessárias para bem segui-lo.

Quanto ao nosso grupo provincial MLR, percebo que este foi um ano de muitas conquistas. Nossas duas assembléias foram realmente profundas. Aos poucos, vamos compreendendo melhor o mistério dos sinais de nossos tempos. Só assim poderemos perceber aonde a mão do Senhor da História toca a existência atual. Fizemos a primeira experiência de formação missionária em Coronel Fabriciano. Imbuídos daquilo que nos configura como redentoristas, com os pés no chão, preparamo-nos para a evangelização da seara que se abre ainda pouco cuidada, mas vasta e fecunda. Em janeiro próximo iremos fechar o primeiro ciclo desta experiência formativa. Nova Rosa da Penha, Paróquia Sagrada Família, nos espera com os braços abertos. Com a reverência de quem pisa nos “solos sagrados” da vida de nossos irmãos, despiremo-nos das sandálias de nossas barreiras para tocarmos o mundo da vida como missionários do Redentor. Agradeço a disponibilidade de tantos para estas boas coisas acontecessem. No próximo ano, faremos uma revisão do caminho percorrido nesta formação para, em 2011, abrirmos um novo ciclo com uma nova turma de missionários. Que nada nos impeça de viver a realidade!

Contudo, tenhamos cuidado para não nos deixar abater pelo cansaço e pelo desânimo. O mundo atual poderá nos absorver com sua correria se não nos cuidarmos. Se isto acontece, tudo se torna peso e dor, muito maiores do que os que realmente existem. Que nossas unidades saibam ser também lugar de refrigério para a alma. De nada adianta grandes ações missionárias se o nosso grupo não souber cuidar dos corações machucados daqueles que estão próximos.

Proponho que nas unidades seja feito um momento de retiro e avaliação da caminhada. Usem as Sagradas Escrituras em leitura orante. Que seja feita uma revisão global, percebendo as alegrias e tristezas deste ano em nossas unidades. E, como gesto concreto, quem sabe visitar e dar apoio a alguém, de preferência que já tenha participado de alguma de nossas unidades, mas que no momento encontra-se doente, triste ou afastado. Caso não surja um nome específico, pensem em uma instituição que cuida dos marginalizados de nossa história. É hora de superar as barreiras para aprendermos a ser, realmente, presença redentora em meio aos homens.

Encerrando, desejo que todos tenham um feliz e abençoado Natal. Que seja realmente a festa da novidade e da criatividade entre nós. No mais, aguardemos as novidades que virão. Coisas boas estão sendo gestadas.

No Cristo Redentor,

Pe. Maikel Pablo Dalbem, C.Ss.R.

dalbemcssr@gmail.com

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Soneto de Natal - Machado de Assis

Um homem, — era aquela noite amiga,
Noite cristã, berço no Nazareno, —
Ao relembrar os dias de pequeno,
E a viva dança, e a lépida cantiga,

Quis transportar ao verso doce e ameno
As sensações da sua idade antiga,
Naquela mesma velha noite amiga,
Noite cristã, berço do Nazareno.

Escolheu o soneto... A folha branca
Pede-lhe a inspiração; mas, frouxa e manca,
A pena não acode ao gesto seu.

E, em vão lutando contra o metro adverso,
Só lhe saiu este pequeno verso:
"Mudaria o Natal ou mudei eu?"


Partilhado por Fábia Guermandi - MLR Cel. Fabriciano

Meu poema de natal...

Desejei escrever uma poesia de natal. Pensei em falar da vida de Jesus Cristo mas, sinceramente, eu ainda  não sei falar Dele. Eu às vezes falo com Ele.

Quando  penso no  consumismo natalino, me entristeço! Então a minha poesia de Natal desse ano se resume a um simples pensamento: "O aniversariante deve moer-se de  compaixão  nesses dias  e desejar ardentemente que seus amigos lembrem-se da cada ser sobre essa terra que, em dias comuns, no ralar de cada dia, necessita de um olhar carinhoso, de um sorriso amigo, de abraços afetuosos, de mensagens construtivas, enfim, que necessitam de vida plena no amor entre as pessoas... Sem conceitos e pré-conceitos religiosos, mas que se amem: nos terreiros de candomblés, no púlpito dos protestantes, nos bancos das igrejas católicas, nos cânticos dos evangélicos, no pôr-do-sol dos mulçumanos, nos anseios de negar a Deus dos céticos e ateus! Portanto: Amemo-nos uns aos outros, acolhamos o "nascimento de Jesus". Sei que ele nos renovará com o mais puro Amor, e assim, somente assim, realizaremos um sonho: vivenciar o Natal todos os dias...

 

Fábia Guermandi  M.L.R  - Cel.Fabriciano

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Fantástico - Para mim, uma profunda oração

Caríssimos:

Não resisti... Encontrei um computador e estou postando o link para um pequeno vídeo.
O nome da jovem é Kseniya Simonova. Há pouco venceu um concurso de talentos na Ucrânia.
Vale a pena ver. Lindo!!!

Eis o link: www.youtube.com/watch?v=518XP8prwZo&feature=player_embedded#
Abraço.

Pe. Maikel, C.Ss.R.

Problemas técnicos...

Caros amigos:

Meu computador está na assistência técnica. Manutenção de final de ano. Ficaremos fora do ar até quarta-feira. Até lá. Não sumam!!!
Um lembrete: Amanhã, festa da Imaculada Conceição de Maria - padroeira legitimamente constituída da C.Ss.R., muitos redentoristas de nossa província fazem aniversário de profissão religiosa. Não se esqueçam de rezar por nós! Abraços e que Deus abençoe a todos.

Pe. Maikel, C.Ss.R.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Links irmãos

A Mlr Cátia, da unidade Rio de Janeiro, nos enviou algumas sugestões de páginas na internet. Seguem os links:


http://blog.vocacionalredentorista.com.br/

Se você também tem alguma sugestão, mande para nós. Façamos circular entre nós as coisas boas!

Vem, Senhor Jesus!

Você já leu o novo post no Blog do provincial, intitulado: "Vem, Senhor Jesus!"
Se você ainda não o fez, está perdendo a chance de ler um belo texto redigido por nosso provincial Pe. Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Missão em Lavrinha - MLR' Timóteo


Em agosto de 2008, a pedido do Pe.Moacir, os MLR da Unidade Timoteo e Coronel Fabriciano saíram em missão para o distrito de Lavrinha, municipio de Marlieria, cidade situada a 29 km de Timoteo. Esta missão aconteceu em 2 dias nos quais visitamos as casas, postos de saúde e escolas
Participaram: Sr. Bene, Sr.Guido, Sr.Carmelito, Luzia,D.Fisica, Angela (unidade Timoteo), Fábia e Lourdes (unidade Cel Fabriciano).

No dia 10/11/2009 foi celebrada uma missa presidida pelo próprio Pe. Moacir na qual foi feita a intronização do quadro de Santo Afonso doado pela Província.

MLR - Timóteo.











terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Ecos

Ecos

"Eis que lá das estrelas, ó Rei celeste,

tu vens nascer na gruta ao frio agreste.

Ó Menino meu Divino, eu te vejo aqui tremer."

(Santo Afonso)

Há mais de dois mil anos que chora uma criança numa pequena estrebaria de uma cidadezinha. Chora a dureza do nascimento humano, o desconforto da pobreza, a frieza dos homens. Encontra abrigo no regaço de sua mãe. Colo acolhedor, os braços da mãe são abrigo certo na realidade hostil. Encontra consolo no olhar atento do pai que, cuidadoso, prepara um lugar, com os escassos meios que possuía, para que a mãe e o menino pudessem reclinar e, atento, vela pelo sono dos dois. Eis o mistério grandioso que acontece nesta cena: Deus vem habitar em meio à escassez da humanidade.

Quem tem “ouvido de sentir” pode perceber, ainda hoje, os ecos do choro deste menino. O olhar gritante de tantas crianças perdidas nos semáforos da vida, de tantos velhinhos esquecidos por suas famílias, de tantos homens e mulheres sofredores em sua experiência de solidão e desamparo, de tantos pobres que gritam pelo mínimo, ressoa os clamores daquela criança. Diversos rostos do Cristo clamando por um movimento de carinho, compaixão, irmandade em sua direção. Rostos humanos desfigurados clamando por redenção.

Infelizes os de coração mirrado e surdo, pois estes não conseguem ver a Deus na vida, porque deixaram seus corações serem deteriorados pela mecânica do mundo atual, tornando-se máquinas e esquecendo-se de sua humanidade.

A Deus elevo minha prece: Guarda-me Senhor da insensibilidade. Não permita que a frieza invada o meu coração. Dai-me a graça de ter 'verdadeiros ouvidos do coração', para que eu não permaneça surdo diante de Tua voz no mundo. Cura-me da cegueira e da surdez que não permitem ver no outro meu irmão, filho Teu. Livra-me deste mal para que eu possa viver com a consciência e a certeza de que, com os outros homens, sou família de Deus.

Afinal, o que é a nossa vida se não um dia que se passa na inocência do amor; uma brisa suave que, de maneira tímida e sutil, pode refrescar o ardor das queimaduras do sol de uma existência por si dura. O que é a encarnação se não o grande Mistério de um Deus que ama o homem até as últimas conseqüências. Um Deus que se torna contingente, assumindo a realidade ambígua de sua criatura, simplesmente por amar. Sim Pai, guarda-me da impermeabilidade de um coração que não sente a presença do outro, de um coração que não consegue amar simplesmente por amar.


Este pequeno texto, bastante reflexivo, foi escrito durante algumas madrugadas de insônia e meditação:

Pe. Maikel Pablo Dalbem, C.Ss.R.

Conheça o Conselho Geral (6)

Este é o último confrade que compõe o Conselho do Superior Geral C.Ss.R.

P. João Pedro Fernandes no dia 5 de novembro de 2009 foi eleito como um dos seis Conselheiros Gerais da Congregação do Santíssimo Redentor. Nasceu em Angola, no dia 05 de julho de 1958. Antes de entrar para o seminário, foi professor de matemática. Professou na Congregação
Redentorista no dia 16 de setembro de 1984. Foi ordenado sacerdote no dia 16 de
outubro de 1988. Por vários anos trabalhou na formação de futuros redentoristas.
P. João Pedro viveu o segundo semestre de 1993 no Brasil, na Província de São Paulo, restabelecendo-se de dois meses de guerra intensa vividos na cidade do Huambo, centro de Angola, período em que sofreu algumas enfermidades. No Brasil, participou da pregação da missão popular em Jaraguá, nos arredores de São Paulo (SP).
Exerceu atividades pastorais na periferia do Huambo e foi pároco na Paróquia da Sagrada Família, em Luanda. Em Roma fez o Mestrado em Teologia Bíblica na Universidade Gregoriana e diplomado em Pedagogia na Universidade Salesiana de Roma.
Voltando a Angola, por vários anos foi professor no Seminário Maior do Huambo e no Seminário Maior de Luanda.
Desde junho de 2005 era o Superior Vice-Provincial da Vice-Província de Luanda, em Angola e também Presidente da Conferência dos Religiosos de Angola.
P. João Pedro fala português, francês, italiano e espanhol. Entende e se expressa de modo razoável em inglês.