domingo, 31 de janeiro de 2010

Notícias da Unidade Dom Muniz

A primeira reunião da Unidade Dom Muniz - BH/MG, realizou-se no dia 31 de janeiro, na parte da manhã, na Sede da Obra Social Madre Maria de Jesus da Irmãs Religiosas Missionárias de Nossa Senhora das Dores.
Destacamos que, além do planejamento e tomada de decisões vitais para nossa Unidade, aproveitamos para fazer uma leitura Orante da Bíblia,  Capítulo 13 de São Mateus, a bela parábola do Semeador que nos iluminou nossas decisões.
Significativo foi decidirmos por uma atividade pastoral conjunta, atuando, na medida do possível,em 03 terrenos fertéis para nosso ser e agir missionário:

1 - Participação no almoço de confraternização com os sofredores de rua, que acontecerá sempre no 3º domingo de cada mês, na sede da Obra Social Madre Maria de Jesus, coordenado por leigos Franciscanos e as Religiosas Missionária de Nossa Senhora das Dores;

2 - Animação e acompanhamento de grupos de reflexão, introduzindo nossa Capelinha Missionária de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro;

3 - Visita a doentes e famílias abandonadas para levar  palavras de esperança e uma presença missionária e solidária.

Pelos Leigos da Unidade CVDM - Angelo e Hilda

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Aos MLR's que estiveram em Cariacica

Caríssimos:

O verbo que deve nos guiar nestes tempos é, sem dúvida, agradecer. Deus nos cumulou com uma série de graças nos dias vividos em Cariacica. Mesmo geograficamente distante, pude acompanhar o trabalho de vocês através de e-mail's dos confrades e várias ligações durante os dias. Vocês foram pessoas de grande garra e empenho. Acredito que o acontecido toca o jeito afonsiano-redentorista de ser Igreja.
Da parte da paróquia Sagrada Família Jesus, Maria e José, os sinceros agradecimentos. Deus seja louvado pela disponibilidade e criatividade de vocês. Pelos caminhos ainda se comenta do bom odor missionário que povoou aquelas cercanias.
Fica o meu sincero agradecimento aos Pp. Vicente, Cláudio e José Wilker. Já o fiz pessoalmente, mas é preciso que este agradecimento se faça público, para que o bom exemplo destes confrades nos ilumine. Aí se mostrou um dos belos aspectos da vida em comunidade: como não pude estar presente para coordenar os trabalhos, eles me deram toda a compreensão e acolhida necessárias, lançando-se no trabalho para que tudo acontecesse. Literalmente, vestiram a camisa. Deus os abençoe.
O importante agora é não podemos parar. Sim, é tempo de degustar os bons frutos colhidos nas experiências. Mas é tempo também, com muita maturidade, de avaliar. Coloco, desde já, meu e-mail disponível para receber a apreciação de vocês (para os que ainda não sabem, dalbemcssr@gmail.com). Dentro em breve vocês receberão um pequeno questionário para avaliação. É preciso saber separar o que foi bom, e saboreá-lo, daquilo que ainda precisa amadurecer, para que seja cuidado e trabalhado. Não apenas relativo à experiência missionária, mas também da atuação minha e dos meus confrades naquelas terras. Com certeza vocês escutaram muitas coisas que serão de grande valia para as futuras experiências dos MLR's e também para nossa paróquia de Cariacica.
Aproveitem para partilhar, com os demais membros de suas unidades, o que foi vivenciado. Lembrem-se que não foram só vocês os missionários, mas, também, aqueles que ficaram em casa rezaram e partilharam de seus dons para que tudo acontecesse. Oxalá esta experiência seja fonte do frescor necessário para a vida missionária de nossas unidades.
Lembrando um trecho de uma música muito cantada aqui em BH, onde, no momento, ainda me encontro: "Por tudo o que tens feito, por tudo o que vais fazer, eu te agradeço Senhor!"
Fiquem com Deus!
--
P.e Maikel P. Dalbem, C.Ss.R.

P.S.: A fotos, na medida em que vão chegando, vão para os álbuns no site da paróquia Sagrada Família: http://www.sagradafamiliacariacica.com/index_arquivos/Page1507.htm
Padre Cláudio também escreveu um belo texto sobre a missão na área "Reflexões Missionárias" do site: http://www.sagradafamiliacariacica.com/index_arquivos/Page1564.htm
Acessem e deixem um recadinho no "Fale Conosco"!

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

À mesa... texto partilhado pela Diana (MLR - JF)

 Pediram-me para ir fazer uma catequese a adultos sobre a Eucaristia e, como de costume, resolvi-me a "começar pelo princípio": as refeições de Jesus nos Evangelhos, as parábolas do Banquete, a Mesa Comum da fracção do Pão nos Actos dos Apóstolos e nas cartas de Paulo e o tão presente "cheiro a comida" que atravessa todo o Novo Testamento. Quando se começa por aqui e se vai aprofundado o sentido da Mesa e o sinal da Comida comum no Novo Testamento, os cristãos costumam ficar admirados. O grupo era interessante e interessado, adorei estar com eles, mas ao fim dos primeiros quinze minutos estavam com "aquele olhar" de quem ouve estas coisas pelas primeira vez e acha que eu estou a exagerar um bocadinho e, acima de tudo, um bocado desviado do que era suposto estar a falar… Ou seja: "Devem aparecer lá umas refeições ou outras, sim, eu lembro-me, mas dizer que isso é tão importante também é mania dele, de certeza…" EHEHEH, qualquer coisa assim. Já mais que uma vez mo disseram mesmo. 

É algo radicalmente novo e diferente em relação a tudo… É engraçado, por exemplo, que os evangelhos nunca recomendem que se dê esmola para que outros comam. Nem a solução do problema está no recurso de sempre que é ir comprar alimentos para dar. Não te lembras daquela vez em que, com muita gente, os discípulos viram este problema e não conseguiam resolvê-lo com a solução do costume? "Mestre, disseram eles, a multidão veio connosco e não tem o que comer. Manda-os embora… Porque não temos dinheiro para comprar pão para esta gente toda". E a resposta de Jesus foi: "Dai-lhes vós mesmos de comer!". E, na medida em que cada um tirava da própria bolsa o que tinha, a presença de Jesus e a sua Palavra iam gerando esse milagre da Multiplicação dos Pães, um milagre que não acontece na farinha e no fermento mas no coração das pessoas quando passam do Egoísmo à Partilha. A solução, no Evangelho, não é a do costume. Não é sequer uma solução que venha do dinheiro! A solução é um dinamismo de PARTILHA que gera milagres… Nos seus gestos e ensinamento não encontramos o apelo à esmola para a comida dos pobres, mas sim uma insistência na Convivialidade e na Comensalidade entre todos, na MESA TORNADA COMUM. 

Jesus rasgou uma brecha enorme no horizonte humano, na nossa maneira de nos entendermos como gente e projectarmos a história… Não se fechou mais. E "sentado à mesa" com o tipo de gente com quem o fazia, deu-nos um dos sinais mais fortes do caminho de uma Nova Humanidade. Tenta só perceber a diferença abismal para o Projecto Humano entre dar alguma coisa a outro para que ele coma como e onde quiser, ou convidá-lo e sentá-lo à Mesa. 

Os cristãos são os que celebram a Sua Fé no Senhor da História e a Sua Esperança na Nova Humanidade a caminho diante de uma Mesa e no ambiente de uma Refeição"Quem diria?!", pensa uma grande parte… e uns quantos contrariam. Ontem, só para se darem conta, fui buscar todas as referências a comida e comensalidade nos evangelhos. Quem acha que é "coisa minha" ia ficar espantado com a minha própria cara quando o número começou a engordar… Cá vai:
Nos quatro evangelhos há 137 referências a comida e comensalidade! 137!!!
Mateus: 28
Mc: 22
Lc: 56
Jo: 31


Não só Jesus o percebeu e disse perfeitamente, mas as primeiras comunidades de companheiros nossos no seguimento de Jesus também compreenderam que é precisamente nesta experiência básica e comum da Vida Humana onde melhor se comunica Deus e se exprimem os sinais do Seu Reino já em marcha, onde fica mais fácil reconhecer Jesus presente no meio de nós e anunciar uma Esperança verdadeiramente real e digna de Fé.  (Pe. Rui Santiago CSsR)


--
P.e Maikel P. Dalbem, C.Ss.R.

Mais das Missões em Cariacica

Acesse:

e


Saiba o que aconteceu em Cariacica nestes últimos dias.
Abraço e fiquem com Deus!

--
P.e Maikel P. Dalbem, C.Ss.R.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Fora do ar...

Estou  em meio às montanhas de MG e sem sinal de internet, por isso, não consigo atualizar o blog. Até o final da semana espero poder voltar com as postagens freqüentes. Abraços a todos.

--
P.e Maikel P. Dalbem, C.Ss.R.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Primeiras fotos da experiência missionária dos MLR em Cariacica.

Amigos:

Segue o link para que possam ver os álbuns com as primeiras fotos da experiência missionária MLR em Cariacica. Graças a Deus tudo vai bem e com muito boa aceitação.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Últimas da experiência missionária em Cariacica

Caríssimos:

A experiência missionária em Cariacica está tendo uma repercurssão ótima. Ontem, na recepção à noite, a Igreja estava lotada. Durante o dia, nossos missionários visitaram várias casas. Acompanham-nos agentes de pastoral e a Infância Missionária. Mais à noite, rezarão com o povo utilizando o método da leitura orante da Bíblia.
Deus continue abençoando este trabalho. Assim que eu tiver fotos, postarei aqui.

Pe. Maikel, C.Ss.R.

P.S.: Nosso blog tinha um pequeno probleminha com relação à postagem de comentários. Necessitava-se de um "Open ID". Agora isto já está resolvido. Quando quiser postar seu comentário, e não possuir um "Open ID", escolha a opção "anônimo" e escreva seu nome no final do comentário. Aguardo os comentários. Abraços.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Últimas da Experiência Missionária em Cariacica

Caríssimos:

Dentro do possível, iremos postar informações sobre os trabalhos missionários em Cariacica. Acompanhe, pois você também faz parte deste trabalho.

Hoje o dia foi marcado por chegadas e recepções. Nossos missionários foram acolhidos pelas famílias. Por volta das 18hs, haverá uma reunião de formação com o Pe. Cláudio. Logo após, acontecerá a celebrações do ofício divino das comunidades e envio missionário.

Rezemos por aqueles que foram enviados em nosso nome.

Abraços e até a próxima.

--
P.e Maikel P. Dalbem, C.Ss.R.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Nota de falecimento Redentorista

Nota de falecimento

 

Faleceu, na noite desta quarta-feira, dia 13 de janeiro, o Pe. Victor Rodrigues, C.Ss.R., na UTI do hospital Albert Sabin, em Recife.

 

Padre Victor, antes de pertencer à Vice-Província de Recife, morou e trabalhou muitos anos na Província do Rio. A ele, nossa gratidão pelo testemunho Redentorista, principalmente pelo seu espírito missionário.

 

CLIQUE AQUI PARA CONHECER A TRAJETÓRIA DO PE. VÍCTOR.

 

 

Atenciosamente,

 

Pe. Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R.

Provincial

 

Congregação Redentorista de MG, RJ e ES / Província do Rio
Av. dos Andradas, 855. Morro da Glória – Juiz de Fora – MG. CEP: 36036-000
Tel.: (32) 3216-1215 e (32) 3218-4715. Fax: (32) 3216-1171
redentoristasrio@veloxmail.com.br  |  twitter.com/provinciadorio
www.provinciadorio.org.br


quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Novo site redentorista...

Entre na secção "Fale conosco" e deixe lá seu recado.

--
P.e Maikel P. Dalbem, C.Ss.R.

Pensamentos...

Essa é de Santo Afonso:
 
"Quisera ser como a abelha que pousa na flor de cada livro, até tirar dele todo proveito. Quero que a leitura me abra sempre à oração e quero dizer-te sempre: 'Fala, Senhor, que teu servo escuta'."
 
--
P.e Maikel P. Dalbem, C.Ss.R.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Poema enviado pela MLR Graça, Belo Horizonte

Deus

Adoro o aconchego que emana da sua paz.
Todas as palavras são ditas, no seu silêncio.
A maneira delicada como seus olhos me vêem
nos meus momentos ensandecidos.
A calma de suas palavras, todas elas como
os raios de sol da manhã,
me envolvem, aquecem e me dão uma sensação de paz.
A paz da alma e quando estou envolto nesta aura
meus olhos se enchem de lágrimas
ao testemunhar uma injustiça;
minha boca prepara toda a coreografia
do meu melhor sorriso
ao ver um ato de ternura.
Gratificante ser filho.
Um amor que ultrapassa tudo
porque de tão simples manejo,
mas de difícil aplicação devido a minha cultura.
Um amor tão particular,
impossível de ser mostrado, fotografado, exibido.
Mas muito claro pra aquele
que recebe todos meus atos
quando são em Vosso nome, DEUS!

 

Rogério

Publicado no Recanto das Letras em 29/12/2009

SÃO JOÃO NEUMANN

Pesquisa feita pela Graça, MLR - São José

ORAÇÃO JUNTO DO TÚMULO DE SÃO JOÃO NEUMANN

PALAVRAS DO PAPA JOÃO PAULO II

Queridos irmãos e irmãs em Cristo

Aqui estou na igreja de São Pedro para rezar sobre o túmulo de São João Neumann, missionário zeloso, pastor sacrificado, filho fiel de Santo Afonso na Congregação do Santíssimo Redentor, e quarto Bispo de Filadélfia.

Estando nesta igreja penso no único motivo de toda a vida de São João Neumann: o seu amor por Cristo. As suas orações mostram-nos este amor; porque desde pequeno costumava dizer: "Jesus, por ti quero viver, por ti quero morrer, quero ser teu na vida; quero ser todo teu na morte" (Nicola Ferrante, S. Giovanni Neumann, Cssr.,Pioniere Del Vangelo, pág. 25). E como sacerdote assim orou na sua primeira missa: "Senhor, dá-me a santidade".

Meus irmãos e irmãs em Cristo: esta é a lição, que aprendemos da vida de São João Neumann, e esta é a mensagem que eu hoje vos deixo: aquilo que verdadeiramente importa na vida é que sejamos amados por Cristo e que O amemos por nossa parte. Em comparação com o amor de Jesus, qualquer outra coisa é secundária. E sem o amor de Jesus, qualquer outra coisa é inútil.

Maria, Mãe do Perpétuo Socorro, interceda por nós; São João Neumann interceda por nós; e com a ajuda das suas orações consigamos nós perseverar na fé, alegres na esperança e fortificados no nosso amor por Jesus Cristo, nosso Redentor e nosso Senhor.

AMÉM, QUE ASSIM SEJA , AMÉM!!!

Viva São João Neumann!

sábado, 2 de janeiro de 2010

Festiva de Natal....

Os MLR da unidade do Rio - Santo Afonso encerraram suas atividades do ano de 2009 numa festiva de Natal juntamente com os Padres da comunidade, Pes Araujo, Marques, Penido, Vanderlei, Ferreira e Lúcio. Presente também o Diácono Dércio.
Vivenciamos uma reflexão conduzida pelo nosso assessor, Pe. Lucio e com a participação de todos os presentes. Entoamos a canção ´"Então é Natal" que foi experenciada como uma reflexão o que se fez neste ano? E que faremos no ano que está chegando? A canção nos lembra também que o Natal é para todos, pobres, ricos, negros, brancos...
Nesta ocasião, com um pouco de atrazo, celebramos também os aniversários de Pe. Lucio e Pe. Penido.
Foi um momento muito especial em que leigos e padres missinonários redententoristas puderam confraternizar celebrando o aniversário de Deus Menino, razão de sermos missionários e estarmos juntos N'Ele seguindo os passos de Afonso.
Que seja Natal em cada coração, em cada dia de 2010.

MLR - unidade Rio - Santo Afonso

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Presépios em São José

Os MLR's da unidade São José participaram (como já fora dito em post passado) do concurso de presépios da Igreja de São José em BH. Eis o resultado. Parabéns a todos. Abraço amigo e sinceros votos de um bom 2010.

Pe. Maikel, C.Ss.R.