quinta-feira, 28 de abril de 2011

MLR/RJ Comemorando 9 anos de caminhada







No dia 27/04, a Confraria dos MLR da Unidade Rio comemorou 9 anos de existência. Agradecemos ao Redentor por estarmos inseridos na Congregação Redentorista, caminhando e aprendendo, através de estudos, o jeito de ser redentorista.


A nossa participação, pela convivência fraterna com os consagrados vivenciando o amor e a fé em Jesus Cristo, pela visão de Santo Afonso, é nossa vocação e anseio. Que sejamos renovados pela graça de Jesus ressuscitado e nos tornemos verdadeiros anunciadores da Palavra.


Rogamos pela Congregação Redentorista que nos acolhe, nos leva a buscar a santidade e nos ensina a missão de amar Jesus na pessoa dos pobres, excluídos e necessitados; e por cada um de nós, MLR, para que tenhamos perseverança e ardor missionário para, a exemplo de Santo Afonso, seguirmos Jesus até o fim.


Ariadne Vieites, Coordenadora dos MLR – Unidade do Rio de Janeiro/RJ


(fotos: Ildene Menezes)

terça-feira, 19 de abril de 2011

Semana Santa 2011


Assista à mensagem que o Provincial, Padre Vicente de Paula, C.Ss.R., gravou para você! CLIQUE AQUI



Congregação Redentorista de MG, RJ e ES / Província do Rio
Av. dos Andradas, 855. Morro da Glória. Juiz de Fora - MG. CEP: 36036-000
Tel.: (32) 3216-1215 e (32) 3218-4715. Fax: (32) 3216-1171
redentoristasrio@veloxmail.com.br twitter.com/provinciadorio
www.provinciadorio.org.br




Paixão de Cristo: a clareira do amor!

Luz que nos libera para um combate de tantas regiões sombrias de nosso existir. Regiões pessoais e coletivas. É na clareira luminosa do Cristo que ainda podemos viver também nossa paixão - noites escuras - sem nos perdermos no caos do desespero.


O amor eterno se revestiu da mais tênue humanidade. Humilhou-se e esvaziou-se de qualquer arrogância impositiva para estar na história feito pão fracionado. O Cristo, em sua Paixão, viveu a infinita bondade de Deus num encontro definitivo com a raça humana. É o que conta-nos cada gesto, cada momento litúrgico de uma semana que a Igreja escolhe como santa. Tempo rico de uma graça que escapa às equações de nossa inteligência por mostrar que somos filhos de um desejo infinito do qual não temos posse absoluta. Sol que nasce para todos! O evento Jesus reserva consigo um excesso de sentido que o possibilita permanecer sempre renovável e atual. Fonte de vida para o coração sedento. A partir de Jesus só o amor conta para quem quer herdar seu reino.

Como lembra Santo Afonso, não é possível mirar o crucificado com um olhar temeroso. Como pode alguém ter medo de um amor tão grande! O amor só quer amor. Toda a violência com a qual Jesus foi tratado não inibiu sua força de ressurreição. O Senhor, servo, inaugurou uma nova ordem: que a violência seja banida do dicionário porque dela não nasce o divino. Agressividade tão entranhada nas malhas enigmáticas da subjetividade de cada homem e mulher. Desejos distorcidos de posse, de domínio, de grandeza que vão dilacerando a harmonia proveniente dos céus. Jesus, diante de sua dolorosa caminhada para a morte, não autorizou nem mesmo um simples erguer isolado de uma espada para defendê-lo. Sua arma única foi o amor porque sabia que ele não perece.

A expressão do amor que ama sem limites, ainda que pendido numa cruz, guarda o segredo da confiança de que o mundo não começa e nem termina em nós. Algo de providente cruza céu e terra. Raio que rompe as barreiras pulsionais da morte. Abre clareiras onde felizmente habitamos e esperamos. Como aquele sol que surpreendentemente entra pela fresta da janela anunciando o novo dia, arrebol. Luz que nos libera para um combate de tantas regiões sombrias de nosso existir. Regiões pessoais e coletivas. É na clareira luminosa do Cristo que ainda podemos viver também nossa paixão - noites escuras - sem nos perdermos no caos do desespero.

Pe. Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R.

terça-feira, 12 de abril de 2011

ENCONTRO DOS MLR - 2011, EM JUIZ DE FORA






No último final de semana, de 08 a 10 de abril de 2011, aconteceu o Encontro de Missionários Leigos Redentoristas, no Seminário da Floresta, em Juiz de Fora. O tema abordado foi: “Caminhos e possibilidades para a vivência missionária entre os MLR a partir da reestruturação”.


Participamos pela primeira vez do encontro e fomos muito bem acolhidos pelos consagrados e leigos, representantes das várias unidades da Província do Rio. Foram três dias agradáveis de partilha, reflexão e oração.


Além disso, pudemos vivenciar momentos de muita descontração, como na “Noite Cultural” de sábado. Participamos também das Celebrações Eucarísticas no Seminário e na Paróquia da Glória, presididas e concelebradas pelos Padres: Vicente, Edson, Ricardo, Paulo e Fonseca.


Para nós, esta foi uma importante experiência de formação pessoal e crescimento na fé.


A partir do tema proposto, das exposições feitas e das discussões realizadas, voltamos com a certeza de que a vivência missionária, a partir da reestruturação, pede uma adaptação aos tempos atuais, com os missionários leigos inseridos nas missões e nas pastorais, especialmente na Pastoral Vocacional, com uma abordagem mais jovem e atividades mais dinâmicas no processo de evangelização.


Esperamos que, num futuro próximo, muitos jovens possam estar conosco nesta caminhada.

Ainda há um longo caminho a percorrer. O processo é lento, mas precisamos nos colocar a serviço.


A todos que estiveram conosco, nosso abraço agradecido.

“Põe a semente na terra, não será em vão. Não te preocupe a colheita, plantas para o irmão”.


Bruno Costa Criscuolo & Vitor Costa Criscuolo (MLR – Unidade Rio)

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Papa fala sobre Santo Afonso em audiência geral

A alocução do Santo Padre, o Papa Bento XVI, na audiência geral da última quarta-feira, 30 de março, teve como tema o fundador da Congregação Redentorista, Santo Afonso Maria de Ligório.

 

Bento XVI relatou sobre a vida de Santo Afonso e disse que seus ensinamentos e práticas podem ser aplicados à Igreja da atualidade, tendo em Afonso uma inspiração para uma nova evangelização nos dias de hoje.

 

Em sua mensagem, o Papa expressou sua estima pelos Missionários Redentoristas. A certa altura, ele diz:

 

“Em 1732, fundou a Congregação Religiosa do Santíssimo Redentor, que pôs sob a tutela do bispo Tomás Falcoia e da qual depois tornou-se ele mesmo superior. Estes religiosos, guiados por Afonso, foram autênticos missionários itinerantes, que chegavam até às aldeias mais distantes, exortando à conversão e à perseverança na vida cristã, sobretudo por meio da oração. Ainda hoje, os Redentoristas, espalhados por tantos países do mundo, com novas formas de apostolado, continuam esta missão de evangelização. A eles penso com reconhecimento, exortando-os a serem sempre fiéis ao exemplo do seu santo Fundador”.

 

Clique aqui para ler na íntegra a catequese dirigida pelo Papa Bento XVI sobre Santo Afonso, no dia 30 de março, aos grupos de peregrinos do mundo inteiro, reunidos na Praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano.