sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Quaresma... partir para uma vida nova!




Quaresma...

... Tempo de voltar ao Senhor, de entregar nosso coração a Cristo para que a paz possa reinar em nossa vida e deixar Ele agir tanto no coração quanto na alma.

... Tempo onde somos chamados, a partir do Evangelho proclamado na Quarta-feira de Cinzas, a viver com maior intensidade a prática do jejum, da oração e da caridade.

... Tempo litúrgico de conversão que a Igreja marca para preparar os fiéis para a grande festa da Páscoa.

Durante o tempo quaresmal, os fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio das três práticas vistas acima. Ao longo dessa caminhada, sobretudo na liturgia dos domingos, é feito um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que pretendem viver como filhos de Deus.

Que fique claro: não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de nossa vida, devemos buscar o Reino de Deus, ou seja, lutarmos para que exista justiça, paz e amor entre os homens. Devemos nos recolher para uma profunda reflexão a fim de que haja uma aproximação mais intensa com Deus. Neste exercício de interiorização inclui-se a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma consequência da penitência.

Celebrar a Quaresma é “penetrar profundamente no mistério de Cristo por meio das celebrações anuais do sacramento quaresmal”, é intensificar nossa vida de oração e assim fazermos a experiência de encontrarmos Cristo no cotidiano da nossa vida.

Que nesta Quaresma façamos em nossa vida a experiência do amor misericordioso de Deus e possamos ser sinal de misericórdia para todos aqueles que encontrarmos pelos desertos da vida.

Tenham uma abençoada Quaresma!


Missionando/2012