sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

DIA 05 DE JANEIRO FESTEJAMOS SÃO JOÃO NEUMANN


Para os redentoristas, é uma alegria ter um santo de pequeno na estatura, mas de muita importância para a Igreja e para a Congregação – São João Nepomuceno Neumann, o quarto santo redentorista.

São João Nepomuceno Neumann nasceu em Prachatitz, na República Tcheca, migrou para os Estados Unidos e lá chegou a ser bispo da cidade de Filadélfia. Ele nos revela uma face bonita de do carisma redentorista: dedicação aos pobres e capacidade de descobrir os caminhos mais acertados para a Igreja nos momento difíceis. O protestantismo era forte e agressivo naquele tempo e os emigrantes, além de abandonados e sofridos, eram também hostilizados por serem católicos, entretanto, Pe. João Nepomuceno Neumann soube abrir um caminho importante que deu bases para o catolicismo americano: a formação nas escolas católicas.

Foi um organizador da vida diocesana construindo em poucos anos uma catedral e 80 igrejas. Soube alimentar a vida espiritual com a introdução da Adoração das 40 Horas, devoção em voga no seu tempo. Foi o primeiro a ingressar na Congregação Redentorista nas terras americanas, superior dos redentoristas e nomeado bispo, ministério que realizou durante poucos anos.

No dia 5 de Janeiro de 1860 (aos 48 anos), saiu depois do almoço para ir ao correio, andando pela rua, cambaleia e cai. É levando para uma casa, logo em frente, onde falece. Foi enterrado na igreja São Pedro, dos redentoristas.

Foi beatificado pelo Papa Paulo VI dia 13 de outubro de 1963 e canonizado pelo mesmo Papa dia 19 de junho de 1977. Assim se expressou Paulo VI na sua canonização: “Estava junto aos doentes, gostava de se encontrar com os pobres, era amigo dos pecadores e hoje é a honra de todos os emigrantes”. “Neumann foi sensível aos sofrimentos, à opressão, à pobreza e a todas as necessidades do próximo. A primeira das quais é a necessidade da verdade”.

São João Nepomuceno Neumann é o padroeiro das crianças doentes e dos emigrantes, e protetor contra calúnias.

Que Nossa Senhora do Perpétuo Socorro nos ajude buscar a Deus no exemplo de São João Neumann.