domingo, 10 de março de 2013

São Clemente Maria Hofbauer, o Apóstolo de Viena


DIA 15 DE MARÇO, A CONGREGAÇÃO REDENTORISTA CELEBRA  
SÃO CLEMENTE MARIA HOFBAUER,
 o Apóstolo de Viena


São Clemente Maria Hofbauer, austríaco, nasceu em dia 26 de dezembro de 1751.
Intrépido defensor da Igreja, o “Apóstolo de Viena”, é considerado o segundo fundador dos redentoristas. Foi muito perseguido pelo mau clero, isso lhe causou muita dor e amargos fracassos. Entretanto, destacou-se por seu amor incondicional à Igreja, ao Sumo Pontífice e pela perspicácia em detectar erros contra a fé.

Pe. Clemente deveria introduzir a Congregação Redentorista nos países de língua alemã, todavia, não pode exercer seu apostolado em seu país de origem, por problemas de ordem política, enfrentando adversidades ideológicas, provenientes do império austríaco. Mas, também, sofreu com os conflitos internos da Congregação, porque os confrades italianos, em geral, discordavam de suas iniciativas e métodos apostólicos.  Então, atendendo a um pedido do Núncio Apostólico em Varsóvia, São Clemente foi para a Polônia.

Os sermões do Pe. Clemente eram simples, profundos, conquistando pobres e crianças, além de converter muitos intelectuais. Sabe-se também que era um homem perseverante, inovador e de iniciativas ousadas para a sua época; não desanimava por nada, sua força era a Cruz do Redentor.

São Clemente Maria Hofbauer faleceu no dia 15 de março de 1820, no momento em que os sinos tocavam o Angelus. Foi beatificado por Leão XIII e canonizado por São Pio X, em 20 de maio de 1909. Que seu exemplo de nos leve a um amor mais profundo à Palavra de Deus e sejamos como ele, testemunhas da Copiosa Redenção em Cristo e que sua trajetória missionária desperte em todos nós o dinamismo apostólico e a coragem para respondermos às urgências pastorais do nosso tempo.

São Clemente Maria Hofbauer, rogai por nós!         

Não nos esqueçamos: São Clemente Hofbauer levou a Congregação para além da Itália, para a Europa e o mundo.
(Nair Pimenta)

sábado, 9 de março de 2013

O LEGADO DE CLEMENTE HOFBAUER

O LEGADO DE CLEMENTE HOFBAUER: Estar com o povo, abertura e lealdade - e um sinal de contradição

 
Clemente, em sua época, foi ‘um sinal de contradição’ - dentro da Igreja, bem como fora dela. Por complexas razões, muitos dos lugares por ele fundados, ou onde trabalhou, foram destruídos ou ele foi expulso deles. Até mesmo uma proibição de pregar foi imposta a ele por mais de um ano. A polícia secreta de Viena era cliente regular em sua porta. No entanto, Clemente permaneceu um pastor incansável e entusiasmado entre o povo.

As prioridades pastorais de Clemente Hofbauer são – mesmo após 200 anos – muito relevantes e significativas para nós redentoristas e a Igreja de hoje. A Igreja em nossos dias deveria se esforçar mais para trazer de volta as pessoas e colocar-se junto delas em suas preocupações e temores. Isto é especialmente verdade para as pessoas que têm necessidade de apoio social e espiritual -  especialmente imigrantes e as pessoas à margem da sociedade.
Os redentoristas em todo o mundo estão focando em seu carisma, assim como muitas outras congregações religiosas estão fazendo. Fidelidade ao Evangelho marca o fundamento básico de nossas ações e, portanto, somos, muitas vezes, chamados a ser ‘sinais de contradição’, como Clemente. Assim, temos que enfrentar o desafio do Papa Bento XVI, que se dirigiu aos religiosos reunidos em 03 de fevereiro, na Basílica de São Pedro, durante a celebração anual da Vida Consagrada.  

Clemente Maria Hofbauer: Santo Padroeiro de Viena desde 1914
Clemente Hofbauer foi nomeado padroeiro da cidade de Viena, pela Santa Sé, em janeiro de 1914. Os preparativos para a comemoração dos 100 anos já começaram. Os principais destques da celebração serão em janeiro de 2014, com uma Missa na Catedral de Santo Estêvão (com o Cardeal Christoph Schönborn) e uma Missa em nossa Igreja de Maria am Gestade, sendo o Núncio Papal o principal celebrante. Haverá também um simpósio e um "contato aberto dos redentoristas com os transeuntes”  no centro da cidade de Viena. Informações mais detalhadas sobre este jubileu seguirão em data posterior.
Confrades de outras Províncias são convidados a se juntarem a nós, em Viena, para as celebrações a serem realizadas entre 19 e 26 de janeiro de 2014.

"Museu de Clemente" em construção
Três salas ao lado da Igreja de Maria am Gestade, estão sendo construídas, atualmente, para ser o "Museu de Clemente". O trabalho de construção está em pleno andamento. O museu deve ser concluído nos próximos meses. Além de Clemente Hofbauer, o museu vai retratar também a vida do future beato de Viena, Wilhelm Janauschek, C.Ss.R.  -  bem como a história da Igreja Mariana mais antiga de Viena, e a expansão da Congregação (a "Congregação Transalpina")  a partir de Viena, no século XIX.
A angariação de fundos para a construção do museu já percebeu € 68.000, cobrindo ¾ dos custos da construção. O projeto "pedra da construção” para o museu ainda está em andamento (você pode comprar uma pedra comemorativa por € 100).
Fonte: Boletim Scala/Março 2013