quarta-feira, 27 de novembro de 2013

VIDA, FÉ E MISSÃO DOS LEIGOS MISSIONÁRIOS



Bonita parceria desta Província Redentorista vem fortalecendo e oferecendo novas possibilidades de comunhão mútua e experiências  no cotidiano da vida, fé e missão  dos leigos.   Parceria esta que encoraja e suscita compromisso e discernimento dos leigos como membros do povo fiel ao Cristo, o Redentor das nossas vidas e histórias. Como missionários, participam com alegria e audácia da missão de Jesus e da Igreja, no espírito do pai espiritual, o fundador  Santo Afonso e seus seguidores.

Organizados em Unidades, verdadeiras comunidades de fé e vida, os leigos reúnem-se periodicamente com a presença amiga e fraterna de um assessor (Redentorista) para formação, orações e partilhas. Compostos de homens e mulheres (casados ou não) e jovens,  respondem com esperança a vocação batismal, em comunhão com o carisma da Congregação Redentorista. Retiros e assembleias anuais, animadas e coordenadas também pelos Redentoristas estimulam e provocam disponibilidade para a missão e a vida apostólica.

Três são os eixos norteadores que alimentam a espiritualidade dos leigos nesta Província do Rio, fazendo florescer a “missão no coração e o coração na missão a serviço da abundante Redenção”: formação, aprofundamento na espiritualidade cristã e Redentorista e  a vivência e o despertar da criatividade missionária.

Sem dúvida, muitos leigos têm descoberto que o carisma e a espiritualidade Redentorista encontram eco na sua vida, fé e missão. Com certeza, essa parceria proporciona nova mentalidade missionária, novo jeito de fazer apostolado e outras tantas maneiras de se tornarem presentes no mundo da família, do trabalho, da sociedade e até mesmo como enfrentar os muitos desafios do seu dia-a-dia.

Sendo os Redentoristas  desafiados a reestruturação da  Congregação, é sim fecundo esse chamado  à comunhão para a missão. Assim, de mão dadas, Redentoristas e   leigos vão proclamando, de modo sempre novo, a Boa nova de Jesus Cristo ao mais abandonados.

Angelo Farias – Missionário Leigo Redentorista – Unidade Dom Muniz – BH/MG