Suriname é conhecido pelos Redentoristas como a terra de Pedro Donders. Realmente, ele marcou a vida de muitos padres e irmãos que aqui viveram e trabalharam. Como Missionário Redentorista, ele soube encarnar e viver o carisma de Santo Afonso muito concretamente.
A parte da história de Pedro Donders que mais nos impressiona e cativa é a sua dedicação aos leprosos. Em Batavia, ele viveu vinte e sete anos cuidando da fé e da saúde dessas pessoas, que eram confinadas ao abandono e ao isolamento da sociedade. Em Batavia ele não exercia apenas a função de pastor, mas também de enfermeiro. Todos os dias ia de cabana à cabana visitando os doentes e cuidando deles.
Já acompanhei muitas romarias à Batavia, a “terra dos abandonados”, a terra de Pedro Donders. Como guia espiritual, me coube sempre a tarefa de conduzir as orações e as celebrações, de contar um pouco da vida e da fé desse homem de Deus. É uma experiência única e só faz a gente pensar que vale a pena consagrar a vida a Deus e às pessoas que precisam Dele.
No dia 23 de maio, celebramos a Festa da Beatificação de Pedro Donders. Como Redentoristas, lembremos sempre que todos nós somos chamados à entrega radical de nossas vidas aos mais pequeninos.
Para que você possa acompanhar um pouco o cenário de Batavia, compartilho algumas fotos de uma das romarias que fizemos.
Padre Ronaldo Sérgio, C.Ss.R., Missionário Redentorista no Suriname.
Nenhum comentário:
Postar um comentário