O Retiro dos Missionários Leigos Redentorista realizou-se na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte, de 02 a 04/11/2012. Seus coordenadores foram os padres: Padre Vicente (Provincial) e o Padre Edson.
E assim aconteceu...
Na tentativa de romper com os hábitos corriqueiros, num cenário da linguagem humana, e desabrochar o mais profundo do nosso ser, a província do Rio, Minas e Espírito Santo presenteou aos Missionários Leigos Redentoristas, advindos de vários lugares com suas inquietudes e tribulação, o encontro. Foi um bom momento, porque deixar o mundo lá fora e presentear a vida com aquela necessidade que ela nos pede, nos fez sair da agitação do dia-a-dia, para perceber as coisas que estão diante de nós, ouvir Deus, no barulho da chuva, no canto pássaros e no âmago do nosso eu.
Fomos acolhidos no 1° dia com uma noite de luz (LUCERNÁRIO), nela reafirmamos nossa esperança, quando pedimos na oração a efusão do Espirito Santo de Deus. Foi nos apresentado o tema do retiro espiritual, na forma sutil e delicada de colar as cartas na mesa, Jesus Cristo entrou e tomou o lugar à mesa e nos fez o convite para permeá-las com partilhas e exercícios de intimidade. Na primeira mesa: A PALAVRA DE DEUS; na segunda: A EVANGELIZAÇÃO; na terceira: A EUCARISTIA; na quarta; MARIA. Na Capela, encerramos as atividades do dia para exercitarmos nossas orações e cânticos na celebração da esperança e ressurreição.
A caminhada do dia seguinte teve um destino e uma direção. No primeiro momento da manhã, o Padre Edson conduziu as Laudes e ao padre Vicente coube a partilha da Palavra de Deus. Na Mesa da Palavra há um encontro rico e eficaz com Jesus na força do Espirito Santo. E assim ele foi permeando a história do Povo de Deus, promovendo momentos bíblicos na nossa vida, onde partilhou a dinâmica da Leitura Orante da Palavra de Deus, com os passos da Lectio Divina. Com a mesa da Evangeliação, Padre Edson partilhou momentos fortes da espiritualidade redentorista, onde Jesus é modelo e tema, opção pelos pobres em suas carências. Vivenciamos a hora da mesa da Eucaristia - beijo diário de Deus entregue como um sacramento. O padre Vicente nos falou: Em nossa casa nos reunimos ao redor da mesa para repartirmos os nossos alimentos. Momento de alegria, paz e unidade entre nós. A mesa nos ensina não só a repartir o alimento, mas também os problemas que surgem em família e as responsabilidades. Ninguém vive sem o alimento comida, mas também nós precisamos do pão da fraternidade. Quem comunga Cristo tem que comungar a vida. A Vigilia Eucarística, conduzida pelo Padre Edson, foi um momento de adoração e louvor e os Missionários Leigos colocaram aos pés de Jesus Cristo seus momentos marcantes de caminhada missionária e os seus anseios. Somente um coração humilde pode beneficiar-se dessa presença de comunhão.
Com o último dia do retiro, vivenciamos a mesa: Maria - discípula fiel de Jesus Cristo. Como Santo Afonso, os Redentoristas sempre promoveram uma profunda devoção a Maria. Maria, com quem e para quem rezamos é um agente pessoal e não um símbolo, ela é a medianeira de todas as graças. Foi feita a reza do terço pelas unidades missionária.
Para concluir o retiro, fomos à Igreja São José participar da Celebração Eucaristica, onde os jovens fizeram a entrega dos ícones peregrinos da Juventude Redentorista, de Fabriciano para os jovens de Belo Horizonte. Tambem foi entregue a Cruz Missionária Redentorista aos novos missionários.
Cléo Tavares Gurgel - MLR/RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário