quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Um Feliz Ano Novo


Em um ano, temos 365 dias para viver diferentes momentos. Estes, feitos de pessoas com quem dividimos tempos de alegrias, aflições, segredos e decisões que ficarão para sempre na memória.

Neste fim de ano, compartilhemos momentos especiais com quem nos são caros, abramos nossos corações e recebamos o Ano Novo com ânimo redobrado, novas expectativas e forças, com o pensamento mais leve e otimista.

Temos a consciência de que vamos, ainda, esbarrar pelo caminho com a violência, a indiferença, o desamor, o preconceito e tantas outras coisas desagradáveis. Mas o que fazer? Procuremos enxergar o mundo com olhos mais tolerantes, colaborando e tentando aceitar melhor as pessoas, os acontecimentos da vida. Precisamos, urgentemente, sermos mais fraternos, mais simples e menos orgulhosos.

Juntos, vamos transformar 2013 num ano de fé redobrada, paz, compreensão, companheirismo e muita perseverança; procuremos sentir a vida em toda a sua plenitude, expurgando o medo e as limitações; busquemos o melhor sempre; amemos mais; compartilhemos a amizade, o respeito, a tolerância e o perdão.

Brindemos ao Ano Novo, mas antes... festejemos também o ano que finda, porque demos passos importantes em nossa caminhada, com momentos  tristes e alegres, felizes e infelizes, dias de temores, de angústias, de solidão, de perdas, mas também de ganhos, descobertas, de realizações, amizades e amor. Comemoremos cada conquista, cada aprendizado, cada vitória, o bem que fizemos e... o mal que conseguimos superar.

Que o Redentor inunde cada um de nós com benções, revestindo-nos de ânimo novo, coragem, esperança e vontade de crescer mais ainda. Que a paz reine em nossos corações e, sempre juntos, procuremos transformar a comunidade onde vivemos e servimos num espaço melhor, ajudando e ofertando amor e amizade, principalmente, às pessoas carentes que cruzam nosso caminho.

Terminando, reflitamos com Drummond sobre o ano novo: "não precisa fazer lista de boas intenções para arquivá-las na Gaveta. Não precisa chorar de arrependimento pelas besteiras consumadas nem parvamente acreditar que por decreto da esperança a partir de Janeiro as coisas mudem e seja claridade, recompensa, justiça entre os homens e as nações, liberdade com cheiro e gosto de pão matinal, direitos respeitados, começando pelo direito augusto de viver. Para ganhar um ano-novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo".

Sigamos adiante, sempre dispostos, conscientes da nossa missão e com a alegria estampada em nossos rostos!

Feliz Ano Novo, Missionários!

Nair Pimenta - MLR/Rio










terça-feira, 18 de dezembro de 2012

NATAL: O MISTÉRIO DA ENCARNAÇÃO

O Verbo Eterno de grande se fez pequeno! (Santo Afonso)

Nasceu-nos um Menino e foi-nos dado um filho. (Is 9,6)

Santo Afonso deixou-nos uma bonita herança: diante da Manjedoura, ficarmos estupefatos por causa do mistério de amor. Eis aqui uma oportunidade a nós oferecida: fecundo momento de encantamento para aprendizagem da experiência do amor.

Afonso nos ensinou que o Natal é: tempo de parar, olhar, contemplar, admirar, meditar e rezar. É sim tempo de conceber para ir ao encontro de uma realidade amorosa, na certeza de se deixar contagiar, de se entregar, confiar e apaixonar!

Para nós missionári@s leig@s, filhos prediletos de Santo Afonso, essa Espiritualidade da Manjedoura é hoje um grande convite: apaixonar pela vida, apostar na vida e não fazer da vida um outro sentido senão tudo, tudo mesmo, para corresponder tamanho amor.

Afinal, na criança da manjedoura está a manifestação plena do Amor Divino pela humanidade e por você missionário(a), e ao mesmo tempo está a expressão do amor humano por Deus.

Eis a certeza que paira em nossos corações e projetos de vida: a Copiosa Redenção acontecendo desde o primeiro instante; o Sim de Deus se encontrando com o sim humano.
Então, celebremos o Natal. Celebremos a Encarnação. Celebremos a vida. Celebramos a Missão!

Queridos Missionários e Missionárias e família:
SANTO NATAL, BOAS FESTAS E FELIZ ANO NOVO!

Angelo Farias - MLR/Unidade Dom Muniz - BH/MG



quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O SENHOR FEZ POR MIM MARAVILHAS, SANTO É SEU NOME !


Dias de graça vivemos em nossa Paróquia Santo Afonso, em virtude das Santas Missões aqui realizadas. Rendo louvores a Deus que nos agraciou com a presença dos Missionários Redentoristas vindos do Espírito Santo e de Minas Gerais. Agradeço aos nossos paroquianos que acolheram as Missões e fizeram acontecer toda uma dinâmica de revitalização paroquial.

O ano de 2012 marca a nossa paróquia com a realização das Santas Missões Redentoristas. Há vinte anos não tínhamos Missão aqui na Santo Afonso. A preparação das Missões contou com uma primeira etapa, que consistiu na promoção de várias escolas missionárias, no decorrer desse ano, dando formação aos coordenadores de nossas pastorais e movimentos.

O anseio pela realização da Missão vem do apelo da Igreja na América Latina, que no Documento de Aparecida conclama a todos os católicos, para que promovam a Missão Continental. Este ano o Papa Bento XVI oficializou que a Igreja Católica no mundo deve fazer acontecer uma Nova Evangelização. Nesse sentido a Arquidiocese do Rio de Janeiro, no 11º Plano de Pastoral de Conjunto, assumiu que de 2012 a 2016 se compromete a colocar O Rio de Janeiro em Missão.

Na assembleia paroquial de dezembro de 2011, a Santo Afonso colocou como objetivo para 2012 a revitalização da paróquia, através das Missões. Esse objetivo vem de encontro ao que a Província Redentorista do Rio de Janeiro deseja para suas paróquias: seguindo o carisma de Santo Afonso que nossas paróquias sejam missionárias – local de encontro com Deus, escuta de sua Palavra, espaço acolhedor e de anúncio explícito do Evangelho.

Agradeço a todos os paroquianos que acolheram e contribuíram com as Santas Missões. Agradeço aos coordenadores paroquiais da Missão, bem como aos Missionários Leigos, Agradeço aos seminaristas, às postulantes, aos padres, aos religiosos e religiosas, que com entusiasmo anunciaram o Cristo, através de visitas, celebrações, encontros, procissões, carreata, caminhadas, etc.

Renovada a Santo Afonso prossegue agora a sua caminhada. Que o bom Deus continue a fazer com que a Copiosa Redenção aconteça no coração de todos que tiverem contato conosco ou que por nossa igreja passar. Amém!
Pe. Luís Carlos de Carvalho, C.Ss.R.