quinta-feira, 18 de novembro de 2010

2º Encontro dos MLR - Rio e Campos


MLR - Como ser Igreja Missionária em nossa realidade



As unidades dos MLR Rio de Janeiro e Campos dos Goytacazes realizaram o 2º Encontro de Integração, no sábado dia 30/10, na cidade campista.



Seguindo uma programação intensa, e bem elaborada, as duas unidades, às 9h da manhã, iniciaram com a oração "Senhor que queres que eu faça?", tendo como fundo musical a canção "Nossa Missão", cantada por todos os participantes.



Depois de um café da manhã aconchegante, a palestra do encontro ficou a cargo do Diácono Edson Alves da Costa, abordando o tema "Como ser Igreja Missionária em nossa realidade!" Pautado na missionariedade redentorista, o Diácono Edson fez-nos sentir o quanto a missão de cada um de nós, missionários, é importante no contexto evangelizador, mesmo que permaneçamos em nossos espaços de atuação seja na igreja, seja no convívio familiar, onde a missão é sempre mais difícil.



O texto apresentado era baseado na Exortação Apostólica EVANGELII NUNTIANDI ofereceu-nos subsídios para partilha, plenária e dinâmica. Na introdução, um pequeno trecho de Dom Hélder Câmara discorrendo sobre o que é missão.



Dando seguimento a programação, as duas unidades reuniram-se num fraterno e delicioso almoço. Após, um momento de descontração, todos alegremente tomaram parte de um "bingo", com direito à simpáticos brindes.



A Unidade do Rio de Janeiro, com muita satisfação e plenamente integrada, conduziu a Adoração ao Santíssimo, com a participação de todos os elementos da unidade de Campos.



O Assessor da Unidade de Campos dos Goytacazes, o querido Pe. João Egg, presidiu a Celebração Eucarística, ponto de culminância do 2º Encontro de Integração entre as duas unidades.



Não faltaram fotos de congraçamento, registrando a alegria de um dia de convivência fraterna.



Ficou nos dois grupos a mensagem de que "o mundo reclama e espera de nós simplicidade, espírito de oração, caridade para com todos, especialmente para com os pequeninos e os pobres, obediência e humildade, desapego de nós mesmos e renúncias" (Papa PauloVI). E mais... ardor missionário e testemunho de vida, condições essenciais ao missionário nos tempos atuais. Todas, marcas fundamentais para que a caminhada missionária atinja os corações de homens e mulheres, dos nossos dias, e a atuação direta do Espírito Santo em todo processo evangelizador proposto pela Igreja aos missionários.



No retorno ao Rio de Janeiro, os MLR da Unidade Rio passaram, rapidamente, pelo Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para agradecer e oferecer à Mãe do Redentor o dia fecundo de integração e aprofundamento missionário, proposto pela Província do Rio de Janeiro.



IO VIVAT, MLR!!!



Nair Pimenta - MLR/RJ





Nenhum comentário:

Postar um comentário