terça-feira, 30 de novembro de 2010

MLR reúnem-se em BH

Entre os dias 19 e 21 de novembro, os Missionários Leigos Redentoristas - MLR da Província do Rio, Minas e Espírito Santo reuniram-se na Casa de Retiro São José, em Belo Horizonte-MG, para o segundo Encontro do ano de 2010. Estiveram presente nove das dez unidades da Confraria, além do Assessor Provincial dos Leigos, Pe. Maikel, e três membros da Coordenação Provincial dos Leigos que dirigiram este encontro.

Tendo como tema: “AVALIAR PARA AVANÇAR MAIS, AVALIAR PARA NÃO PERDER O RUMO”, os MLR deram um passeio pela história da confraria nos seus 19 anos, avaliando, criticando o caminho percorrido, fazendo memória agradecida pelos avanços feitos, fruto dos investimentos material e humano oferecidos pela Província, somados à participação efetiva de seus membros.

Na sexta feira, a acolhida feita pelos MLR de BH contemplou os que chegaram com a dinâmica na qual uma fita transformada em laço por cada um era trocado com outro membro simbolizando um laço de amizade e fraternidade. Em seguida, na capela, um caminho foi formado no corredor central com sementes, galhos, grãos, pedras, flores simbolizando o caminho percorrido, com todas as suas realidades. A oração, após a reflexão, encerrou o primeiro dia do encontro.

O sábado começou com Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Maikel, que propôs refletirmos sobre a memória agradecida e abertura de coração, nestes dias, distribuindo uma chavinha de São Geraldo como símbolo. Pe. Maikel continuou por toda a manhã discorrendo sobre reestruturação (na Congregação e na Província) e também sobre o texto “Uma Igreja Missionária entre os Pobres”, de autoria do Pe. Vicente. Divididos em grupos, os MLR debateram o que foi abordado e trouxeram para o plenário a conclusão de cada grupo. Na parte da tarde, coube avaliar a caminhada nos 19 anos da Confraria, enfocando cada unidade como comunidade de fé e vida, e fazendo uma releitura dos documentos. A MLR Hilda exaltou a importância dos registros do caminho percorrido, pois se não há registro, a história se perde ao longo do tempo. Então, comentou sobre os documentos: “Rumos” (2002) – “Avancemos para águas mais profundas” (2004) (onde está encartado o documento) – Diretrizes e Perspectivas – Edição das normas contidas em Rumos. Em seguida, Hilda falou do documento - Pré Projeto de Novos Rumos, elaborado pela Coordenação Leiga Provincial, juntamente com o Provincial. Finalmente, “Novos Rumos”, o documento de atualização das regras e normas norteadoras do caminho. Hilda ressaltou que cada documento não substitui o anterior, apenas atualiza no tempo. Ficou claro, pela partilha de todos os presentes, a necessidade de manter atualizada a leitura dos documentos que são norteadores do caminhar, para não se criar outras regras particulares até que os documentos sejam atualizados pela demanda do tempo. Por isso este encontro é pioneiro, por estar todo ele dedicado a avaliação, da caminhada feita, do que precisa mudar e do que precisa atualizar em termos de documentos.

No domingo, a Missionária Leiga Alaíde falou sobre formação, mostrando o quanto a Província investe na formação dos MLR. Destacou o Curso de Missionariedade ocorrido em julho de 2009, em Coronel Fabriciano - MG, e em Cariacica, no mês de janeiro de 2010.

Na Celebração Eucarística de encerramento, dez MLR receberam a Cruz Redentorista, tendo Pe. Maikel ressaltado a maior responsabilidade assumida por cada um a partir deste recebimento.

Fonte: Nair Pimenta

Nenhum comentário:

Postar um comentário