sexta-feira, 10 de maio de 2013

Entrevista com Pe. Vicente Ferreira, C.Ss.R.


Entrevista
Em 2013, as Visitas Canônicas do Governo Provincial pretendem reforçar o trabalho dos Redentoristas como um corpo de serviço evangelizador aos mais abandonados, ampliando o diálogo e a participação nas atividades de cada comunidade da Província. Em entrevista ao AKIKOLÁ, o Superior da Província do Rio, Pe. Vicente Ferreira, C.Ss.R., fala sobre o projeto.


Qual é o objetivo principal das visitas canônicas?
Conforme o Estatuto Geral da Congregação (0155), “para que possa animar e coordenar a (Vice) Província, o Superior (Vice) Provincial deve conhecê-la. Por isso, a fim de promover o diálogo, não só receba de boa vontade os confrades, mas também visite com frequência as comunidades, participando da vida dos confrades. Ao menos a cada triênio, faça a visita canônica de toda a (Vice-) Província”. Sendo assim, o Governo Provincial decidiu realizar as visitas por estarmos em mais da metade do quatriênio e por ser um tempo favorável para avaliações e partilhas sobre a vida comunitária e pastoral.

De que forma as visitas estão sendo realizadas?
Os encontros estão sendo realiza dos pelo Provincial e um Conselheiro em todas as comunidades da Província. São reuniões, conversas individuais e celebrações. Além desse roteiro oficial, a Província iniciou o processo de catalogação dos bens culturais de cada comunidade, assim como a reorganização dos arquivos locais.

Haverá espaço para uma conversa com leigos, jovens redentoristas e lideranças pastorais?
Isso depende da disponibilidade, programação e necessidade de cada comunidade. Sendo possível, todo encontro é sempre bem-vindo. Por exemplo, em Curvelo (MG), onde foi realizada a primeira visita, em abril, foi uma experiência bonita e gratificante conhecer mais de perto o grande trabalho da Obra Social São Geraldo.

Como ficou definida a agenda desse projeto?
* 24-26 de abril: Curvelo (MG)
* 06-08 de maio: CVDM - Belo Horizonte (MG)
* 13-15 de maio: Coronel Fabriciano (MG)
* 05-07 de junho: São José - Belo Horizonte (MG)
* 19-21 de junho: Frei Gaspar (MG)
* 01-03 de julho: Cariacica (ES)
* 05-08 de agosto: Campos (RJ)
* 13-15 de agosto: Rio (RJ)
* 19-23 de agosto: Glória, CVSA, CVSC - Juiz de Fora (MG)         
* 03-05 de setembro: Floresta - Juiz de Fora (MG)

Brenda Melo
Juiz de Fora, MG

FONTE: AKIKOLÁ de Maio/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário