sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Mensagem do Superior General


CONGREGATIO SS. REDEMPTORIS

Superior Generalis
Via Merulana, 31-00185 ROMA - ITALIA

Mensagem do Superior General por ocasião da festa litúrgica de São Geraldo Majella – 2012

Saudações fraternas aos queridos confrades, irmãs, leigos associados e amigos, “Cristo nos libertou para que sejamos verdadeiramente livres. Portanto, sejam firmes e não se submetam de novo ao jugo da escravidão” (Gl 5,1).

1. Celebramos novamente a festa do nosso santo irmão Geraldo Majella. Para nós, membros da família redentorista, a memória litúrgica de São Geraldo é um dia de festa e alegria, porque celebramos a santidade de Deus manifestada na vida de nosso confrade. Não devemos esquecer que cada celebração dos nossos confrades santos e beatos é uma ocasião para renovar a nossa alegria de continuar o Redentor no anúncio do Evangelho aos mais pobres e abandonados. Assim eles viveram e nós somos chamados a viver.

Desde os anos de nossa formação na vida redentorista, aprendemos tantas coisas sobre Geraldo: a infância e a adolescência em Muro Lucano, o encontro com os redentoristas na missão, o modo como ele saiu de casa, as suas constantes orações e penitências, seu grande amor a Jesus crucificado. São Geraldo é verdadeiramente muito especial! Na sua vida há tantos sinais, porém gostaria de recordar sobretudo duas características do seu modo de viver a santidade: a obediência a Deus e a proximidade aos pobres.

2. A máxima que se encontra no seu itinerário espiritual foi confirmada na sua vida: “Amar muito a Deus, estar sempre unido a Deus; fazer tudo por Deus; amar tudo por Deus, conformar-me em tudo ao seu santo querer; sofrer muito por Deus” (Regulamento de vida). Depois, quem vai ao seu santuário em Materdomini ainda pode ver sobre a porta da sua cela: “Aqui se faz a vontade de Deus, como Deus quer e por quanto tempo Deus o quiser”. Geraldo entendia que a obediência é fazer a vontade de Deus em tudo. Ele é um exemplo eloquente de obediência, não como declínio de responsabilidade ou medo dos riscos da liberdade, como alguém poderia pensar. Geraldo a viveu propriamente como Cristo a viveu, pois a sua obediência nascia da liberdade de seu coração de Filho. De fato, a identificação de Geraldo com Jesus era uma realidade tão natural que, assim como Cristo, ele fazia a vontade de Deus com prazer, aliás, a fazia alegremente. Não lhe era pesado obedecer, pois o seu coração era livre, porque foi conquistado e renovado pela liberdade do Evangelho.
Com efeito, um coração novo que vive a liberdade dos filhos de Deus não tem mais a necessidade de regular-se de acordo com os grandes deste mundo, pois a lógica em que se vive é uma outra. Realmente se vê na vida de nosso querido irmão Geraldo a liberdade cristã que não faz pacto com o poder dominador, mas se volta aos pobres e simples. Ele era próximo aos mais pequenos do povo, daí que todos haviam a possibilidade de pedir-lhe qualquer coisa. Ainda hoje São Geraldo é próximo da gente, por isso o número dos seus devotos é tão grande.

3. Irmãos, fomos “chamados à liberdade” (Gl 5,13). A vida consagrada na Congregação do Santíssimo Redentor por nós abraçada é o caminho da nossa identificação com a vida filial de Jesus Redentor, portanto é a nossa tarefa crescer sempre mais na liberdade. Livres em Cristo, como ensina Geraldo, obedecer à vontade de Deus será para nós a grande alegria da nossa vida.
Renovemos, pois, em nossos corações a alegria da nossa vocação cristã: somos filhos amados de Deus para viver como irmãos. Com o coração renovado poderemos também renovar a nossa esperança e as nossas estruturas para sermos mais próximos aos pobres e abandonados. A nossa missão evangelizadora, fazer a vontade de Deus, do nosso “querido Deus”, como dizia Geraldo, será o nosso prazer. Rezo que a intercessão de São Geraldo sempre nos acompanhe para nunca faltar-nos a alegria na nossa vida missionária!

4. São Geraldo é um modelo para todos nós no seguimento do Redentor. Mas é também o especial modelo dos religiosos irmãos, como nos recorda o nosso estatuto geral número 05. Não se pode esquecer dos muitos confrades que como Geraldo viveram e vivem nas nossas comunidades. A sua presença na nossa missão redentorista é motivo de alegria e sinal permanente que a liberdade do Evangelho se desenvolve na fraternidade. Agora é urgente que a animação vocacional divulgue a vida dos religiosos irmãos como uma proposta de vida redentorista na sua totalidade.

Saúdo especialmente todos os irmãos redentoristas, que como São Geraldo Majella, são a recordação quotidiana que com a profissão religiosa todos os Redentoristas se tornam verdadeiros missionários (Constituição 54). Quero ainda dizer que a presença de vocês em nossa vida e missão é muito importante, pois sem vocês a nossa família religiosa não seria verdadeiramente família. Por isso, peço-lhes que vocês transmitem a todos a sua alegria de ser irmãos entre irmãos, pois assim muitos jovem descobrirão a beleza da vida religiosa. Que Deus lhes anime e lhes abençoe sempre!
West End, 6 de Outubro de 2012.
Michael Brehl, C.Ss.R.
Superior Geral



Nenhum comentário:

Postar um comentário