segunda-feira, 8 de outubro de 2012

São Geraldo: santidade no coração de Minas

Curvelo, de Minas, centro geográfico. Sertão de cenários diversos; belas e leves paisagens; horizonte grande como a luta seguida de sua gente. Ao longe, o infinito ligando terra e céu. Vereda, do Grande Sertão. Lugar de povo bom, hospitaleiro, fecundo de coração. Mistura fina de tantos mistérios, guardados em sacrário feito de natureza e alma humana. Ali, numa praça singela, ergue-se uma Igreja. Basílica pequena, de expressiva arte e arquitetura. No seu interior, pulsante, o aconchego dos simples, amizade dos humildes. Fonte irradiante de santidade, São Geraldo
glorioso.

Geraldo, das mães, dos pequenos, dos doentes. Humanamente tão desprovido, menor; em Deus, crescido como pão de bom fermento. Plantado pelos missionários de Jesus, redentoristas, cresceu como árvore boa, buriti de raízes seguras. “Será como árvore plantada à beira de um regato, que dá fruto no devido tempo e cuja folhagem não seca” (Sl 1, 3). Palmeira frondosa, milagre de Deus! E das entranhas do sertão, revelando água límpida, o santo irmão, feito mina de novas alegrias, rega as vicissitudes da história de tanta gente. Minas Brasileiras, mais além, gerais. Fonte viva que engrandece a geografia e seus habitantes. Em suas sombras, ainda que o sol seja forte, São Geraldo da Basílica de Curvelo ameniza a sofrida lida dos peregrinos.

“Rogai por nós, São Geraldo!” Exclama a criança, o jovem e os que vão já mais a frente. Mãos, vozes, vestes, símbolos, suplicando o milagre, a graça. Tudo tão convergente, impactante. Dizendo em sintonia: do pobre, Senhor, sois a força. Graça que fecunda os perigos do caminho com o dom da fé; que faz da esperança as asas de novos sonhos; e que semeia férteis sementes de caridade.

Ingredientes de celeste combinação: fé, esperança, caridade. Presente ofertado pelo Espírito Santo, em quem Geraldo cultivava a mais íntima amizade com Deus e com os irmãos. E o romeiro, atravessando claros dias ou noites escuras, segue os passos do Senhor Jesus, do qual Geraldo é um radiante vitral a refletir raios de santidade.

Pe. Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R.
Superior Provincial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário