quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Encontros - Pe. Rui Santiago, C.Ss.R. (Portugal)

Shalon e boa primavera,


"Se reparares, todas as Experiências Pascais no Novo Testamento são ENCONTROS! Sim, a Experiência pascal é sempre um Encontro com Jesus Ressuscitado, nas coordenadas do Espírito, claro. Por isso, é um encontro que acontece pela Fé.

Pergunta a alguém em cuja vida Jesus tenha ACONTECIDO, e garanto-te que não se esqueceu nem sentiu jamais que essa experiência lhe tirasse o tapete de debaixo dos pés. A Experiência Pascal é sempre umENCONTRO. E mais! É um Encontro com contexto COMUNITÁRIO.

Costumam os evangelistas dizer assim: "Estando reunidos os discípulos, veio Jesus…" Tomé, por exemplo, quando não estava reunido com eles não fez Experiência Pascal. Na vez seguinte, "estavam reunidos os discípulos e Tomé estava também com eles!" Nesse dia, "Viu", que é a expressão evangélica para o Encontro com Jesus Ressuscitado (Jo 20, 19-29).

Na dinâmica comunitária, o Espírito Santo encontra as condições e as mediações para fazer acontecer a Experiência do Encontro com Jesus, que acontece nas coordenadas do Espírito, e já não espácio-temporais. Por isso, a porta de entrada para este Encontro é a própria interioridade do Ser Humano animada pela Fé e possibilitada pela dinâmica comunitária. A Comunidade CORPORIZA a presença de Jesus Ressuscitado, como ele próprio exprimiu: "Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu Nome, eu estarei no meio deles" (Mt 18, 20). O resto tudo passa! Todo o folclore litúrgico e "aleluiático" em torno da Ressurreição de Jesus acabam por tornar-se cinza para o início da quaresma do ano seguinte…

Que o Espírito nos encontre disponíveis para criarmos contextos comunitários nos quais possamos experimentar uma verdadeira pertença. Deste modo, perder-nos-emos menos em floreados e saborearemos a Experiência Pascal como um Encontro recriador com Jesus Ressuscitado, dador de Vida!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário