quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Uma abordagem médica, Missionária Redentorista, referente à população de rua.

Dr. João Carlos Peixoto Barbosa*, médico com título de especialista em Psiquiatria; especialista em Medicina Ortomolecular, Biomolecular ou Oxidologia, fundador e diretor do Serviço Médico Ambulatorial da Obra Social Santo Afonso e São Geraldo, em colaboração com a Congregação Redentorista, membro da Pastoral da Saúde e Missionário Leigo Redentorista (MLR/RJ) e a Dra. Patrícia Ledo, médica Clínica Geral e Geriatra do Serviço Médico Ambulatorial da Obra Social Santo Afonso e São Geraldo, ministraram palestra de mais ou menos 4 horas, no dia 5 de outubro, segunda-feira, na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, promovida pelo Vicariato Norte através do Monsenhor Gustavo Auler da Cruz e presidida pelo Monsenhor Aroldo para todos os Vicariatos da Arquidiocese do Rio de Janeiro que atendem os nossos irmãos em Cristo moradores de rua.

 

O Dr. João Carlos apresentou as Doenças Mentais na população de rua, como as Dependências Químicas, Psicoses como a Esquizofrenia, Psicopatias, Transtorno do humor e Retardo mental..

 

A Dra. Patrícia enfocou os riscos das doenças Infecto Contagiosas como a Tuberculose, Hanseníase (Lepra), AIDS, Sífilis, Gonorréia, Mononucleose, Doenças Parasitárias e a importância da higiene e prevenção das mesmas. Os dois profissionais da área médica e também religiosos mostraram como devemos entender as doenças de uma maneira bio-psíco-social, formadas por componentes biológicos, psicológicos e de contexto social. Deixaram claro que as estratégias de abordagem do problema devem incluir, igualmente, elementos biológicos, psicológicos, sociais e principalmente o amor de Cristo. Por isso, não devemos tratar o nosso irmão carente somente com uma abordagem de levar o pão para alimentar e o remédio para o corpo, mas tratar, sobretudo, as alterações emocionais e espirituais do paciente, bem como abordar o problema desta maneira que estamos vendo acontecer aqui hoje através deste encontro multidisciplinar, a nós proporcionado, e orientados que somos por nossos dirigentes religiosos.

  

    Dr. João Carlos cita o exemplo de São Clemente Maria Hofbauer, que divulgando para o mundo a Espiritualidade Redentorista, mostrou que a pobreza tem diversos rostos e que devemos buscar nosso caminho no apostolado missionário de acolher nosso irmão em Cristo, empobrecido não somente pela carência alimentar do corpo mas também carente de tratamento de doenças, que como vimos, algumas hereditárias e sem uma cura definitiva, e outras de fácil tratamento e prevenção. Por isto, estarmos aqui hoje, neste ano da Missão Continental, nos preparando como uma equipe multidisciplinar de religiosos leigos católicos, com a compreensão de que não somos somente uma ONG para nos propormos a oferecer ao nosso irmão carente somente o pão para o corpo.

 

(Texto autorizado e revisado pelo Dirigente Espiritual da Obra Social Santo Afonso e São Geraldo,

Pe. Ergo Araujo)


* Dr. João Carlos é Missionário Leigo Redentorista da Unidade do Santo Afonso (RJ) e trabalha como voluntário na Obra Social Santo Afonso e São Geraldo, que é de responsabilidade e administração da CSsR, província do Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário