sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Dia de integração - Unidades Rio e Campos




No dia 17 de outubro,aconteceu na Casa das Irmãs Oblatas, o encontro dos MLR unidades Rio e Campos. Estiveram presentes pe. Lúcio e o diácono Dércio que trabalou o tema "Como ser santo nos dias de hoje".

Ser santo é colocar em prática a palavra de Deus, ouvir e fazer é o que nos torna santos. É preciso estarmos atentos as mudanças, as diferenças sociais, percebendo o que acontece a nossa volta, abertos a graça para termos a sensibilidade de perceber o momento de ajudar o irmão.

Sem dúvida, foi um dia para ouvir, meditar e partilhar experiências. Foi um encontro de crescimento e nutrição para todos, onde não faltou o sorriso, o abraço amigo e a alegria .

Que outras unidades venham também compartilhar conosco esses momentos.

domingo, 25 de outubro de 2009

Novembro...

Com a graça de Deus, vamos nos aproximando do término de mais um ano. É tempo de começarmos a arrumar não só o presépio exterior de nossas casas, mas a manjedoura de nosso coração para que, dispertos, saibamos reconhecer a presença do Senhor que constantemente vem ao nosso encontro na face desfigurada de nossos irmãos mais necessitados e excluídos de nossa sociedade e Igreja.
Quero aproveitar para lembrar às unidades de nossa Assembléia inter-unidades MLR em novembro próximo na Casa de Retiros São José. Estaremos reunidos nos dias 20 a 22. Nosso assessor será o Pe. Paulo Carrara, C.Ss.R., que trabalhará a "Evangelização do homem pós-moderno". Aproveitaremos para também conversarmos sobre os trabalhos missionários de janeiro próximo em Cariacica-ES. Já temos bastante coisa adiantada e que precisa ser partilhada.
Durante esta Assembléia teremos uma novidade: aqueles que não forem à CRSJ poderão acompanhar todos os passos de nosso encontro via internet, através do blog Missionando. Desde já, dediquem suas orações para o nosso bom êxito na preparação deste encontro.
Na próxima semana estarei no Encontro de confrades jovens de nossa província. Sendo assim, o número de postagens em nosso blog seguirá mais lento até quinta-feira.
Despedindo-me, deixo meu abraço. Rezem por mim. Que Deus abençoe a todos.

Pe. Maikel Pablo Dalbem, C.Ss.R.

Relatórios Regionais - Boletim sobre o XXIV Capítulo Geral CSsR


22.10.2009

No Capítulo Geral, as sessões da última quarta-feira foram dedicadas aos Relatórios Regionais de quatro Regiões: América Latina e Caribe; Europa-Sul; América do Norte e África e Madagascar. O Pe. Ulysses da Silva, da Província de São Paulo, foi o Moderador das atividades.
Foi pedido às Regiões que, nos seus relatórios orais ao Capítulo Geral, se concentrassem em quatro questões: Quem são os mais abandonados e os pobres em sua Região, e quais as necessidades pastorais mais urgentes? Sua Região tem dificuldade em responder a essas necessidades por falta de recursos (pessoal, finanças, etc.)? Alguma outra coisa dificulta a resposta da sua Região a estas necessidades? Como poderia a Congregação ser chamada a responder por meio da colaboração interprovincial ou inter-regional?
Após cada relatório, os Capitulares tiveram oportunidade de fazer perguntas e reflexões sobre o material apresentado.
O primeiro relatório regional apresentado foi o da Região América Latina e Caribe. Pe. Arturo Martínez Soto, provincial da Província do México, introduziu a apresentação. A Região da América Latina e Caribe está organizada em três Sub-Regiões: URNALC (União dos Redentoristas do norte da América Latina e Caribe), URB (União dos Redentoristas do Brasil) e URSAL (União dos Redentoristas do sul da América Latina). Cada Sub-Região tem um coordenador ou presidente, suas próprias estruturas e sistema de organizar a participação, a comunhão e a colaboração entre as Unidades. Os superiores maiores das Unidades em cada Sub-Região se encontram regularmente, os da URNALC e da URB encontram-se duas vezes por ano, enquanto os superiores da URSAL, uma vez por ano.
Pe. Luís Rodrigues Batista, Provincial da Província de São Paulo, destacou que o povo da América Latina e do Caribe vive a realidade de baixa renda, de fome, corrupção, discriminação, migração, a miséria das “favelas,” o decadência dos valores humanos e espirituais e a difusão do uso e do tráfico de drogas. Foi pedido ao Capítulo que ajude a Região a buscar novos rumos para a evangelização no Brasil e na América Latina em geral. Disseram que onde for realizada a reestruturação, que ela sirva aqueles a quem somos chamados a servir.
O segundo relatório regional foi o da Região Europa-Sul. Pe. Pedro López Calvo, Provincial de Madri, introduziu a apresentação. Ressaltou na Região a retomada das missões populares, as casas de retiro, o patrimônio permanente do ensino da teologia moral na Academia Alfonsiana e a estrutura recém-renovada e os programas educacionais do Instituto Superior de Teologia Moral em Madri.
Na parte da tarde, a terceira apresentação foi feita pela Região da América do Norte. Pe. Jerome Chavarria, Vice-Provincial de Richmond, fez a introdução e mostrou o vídeo da Região. Pe. Chavarria esclareceu que a América do Norte é uma vasta região geográfica, com muitas culturas e línguas. Os Redentoristas em toda a América do Norte trabalham em quase todo tipo de apostolado redentorista; servindo os mais abandonados em cidades do interior, nas paróquias e em ministérios especiais, mantêm casas de retiro, dirigem santuários dedicados a nossos santos e beatos, e continuam a tradição das missões populares.
A última apresentação foi a da Região da África. Pe. João Pedro Fernandes, Vice-Provincial da Vice-Província de Luanda (Angola), introduziu o relatório. Depois passou a palavra ao Pe. William Guri, Superior Regional do Zimbábue. O vídeo apresentado pela Região descreveu um quadro impressionante da magnitude das necessidades do continente africano. Enumerou 18 categorias de pessoas mais abandonadas. Citou 14 tipos de dificuldades na realização da missão redentorista na Região.
Como expressão da esperança, falou-se da colaboração existente entre as Unidades da Região, um bom sinal para o futuro; e oportunidades para maior colaboração são muito possíveis.

Boas vindas ao Salesianum


20.10.2009

Ontem pela manhã, teve início o XXIV Capítulo Geral dos Redentoristas com a concelebração da Eucaristia. Pe. Joseph Tobin, Superior Geral, foi o celebrante principal. O Vigário Geral Pe. Serafino Fiore e Pe. Juan Lasso de la Vega, Superior Geral emérito, ocuparam o presbitério, enquanto os outros 106 Redentoristas delegados, representantes dos 5.300 Redentoristas do mundo inteiro, presentes em 78 países – e outros – concelebraram a liturgia ficando nos bancos da capela do Salesianum.
O Capítulo Geral é o órgão supremo do governo interno da Congregação (Constituição 104). O primeiro Capítulo Geral aconteceu em 1743, após a morte do Bispo Dom Tommaso Falcoia, que estava dirigindo a Congregação em seu início. Santo Afonso convocou o primeiro Capítulo Geral para reunir-se em Ciorani, Itália. Este primeiro Capítulo era composto de 9 sacerdotes e 6 irmãos. Um dos objetivos desse Capítulo era eleger o primeiro Superior Geral. Santo Afonso foi eleito depois de quatro escrutínios. O tamanho e a complexidade do Capítulo Geral, hoje, é um reflexo do crescimento da Congregação e de sua missão de anunciar a copiosa redenção aos mais abandonados.
Em sua homilia, na celebração de abertura, Pe. Tobin disse aos membros do Capítulo que vale a pena lembrar algumas perguntas. Ele propôs diversas, sendo que uma delas foi: “Que devemos fazer, irmãos?”. Continuou dizendo: “…Os Redentoristas do mundo inteiro, junto com miríades de leigos – homens e mulheres – que nos acompanham em nossa missão, hoje se voltam para os membros do XXIV Capítulo Geral com uma pergunta: “Que devemos fazer, irmãos?” (At 2, 37). Pois nossos irmãos e irmãs estão contando conosco para que os ajudemos a viver fielmente a grandeza de nossa vocação sem desculpas nem compromissos. Obviamente, não podemos responder essa pergunta hoje, pois acabamos de nos reunir e estamos agora invocando a ajuda do Espírito. Nos dias seguintes, devemos escutar uns aos outros, fazer perguntas e ponderar em silêncio, procurando “perceber em sua verdadeira luz o desígnio salvífico de Deus e ser capazes de discernir entre realidade e ilusão.” (Constituição 24). (Clique aqui para ler a homilia na íntegra!)

Após a liturgia, os membros do Capítulo reuniram-se na Aula Magna para a abertura oficial do Capítulo. Entre as atividades, a acolhida às novas Unidades, o relatório do Pe. Jacek Dembek sobre os preparativos para o Capítulo, realizados pela Comissão Preparatória, e avisos práticos apresentados pelo Pe. Johanny Alvarez Castro para a estadia na casa. Quatro membros das quatro Unidades mais novas foram escolhidos pelos Moderadores para serem Escrutinadores e os Capitulares aprovaram a escolha.
O Pe. Pascual Chávez Villanueva, Reitor-Mór dos Salesianos e também Presidente da União dos Superiores Gerais, deu as boas-vindas ao Salesianum, local onde está sendo realizado o evento.
Na parte da tarde, foi explicado e testado o sistema eletrônico de votação. Depois, o Moderador Pe. Michael Brehl apresentou cada membro do Capítulo, segundo as Regiões. Em seguida, foram apresentadas aos Capitulares as equipes de intérpretes e tradutores, a equipe de apoio e o pessoal das Comunicações e do áudio/visual.
Para encerrar o dia, Pe. Brehl percorreu a agenda do Capítulo, semana por semana, para dar uma visão geral daquilo que aguarda os Capitulares, recordando-lhes que serão feitos os necessários retoques à medida que as atividades do Capítulo progredirem.
O XXIV Capítulo Geral é o primeiro Capítulo Geral Redentorista a ser transmitido por vídeo, com gravação para seus membros que usam os meios constantemente evoluídos da moderna tecnologia da internet. No site da Província do Rio, disponibilizaremos constantemente as informações e vídeos do evento, que forem divulgados oficialmente. Fique ligado!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Sobre o aniversário da C.Ss.R. - Diana MLR-JF

Scala – Itália, Nove de Novembro de 1732...

Juiz de Fora – MG, Nove de Novembro de 2009.

Conta o calendário 277 anos de Existência da Congregação do Santíssimo Redentor!

Com o pouco de anos que posso contar e podemos refletir, cabe-nos CELEBRAR!!!

E por sinal, a importância da boa celebração, descobri junto a esta família.

Comemorar os 277 anos de existência é fazer memória viva (e agradecida) da origem e do processo histórico da congregação. Relembrar os motivos, os sentidos, que interpelaram Afonso e todos que aderiram à causa levantada e abraçada por ele.

Mas, qual é mesmo a causa de Afonso? O que é suficientemente grande e significativo em sua vida que o faz deixar Nápoles - a cidade (o prático, o cômodo, em hipótese conveniente) e decidir-se por Scala - a aldeia (o abandono, a marginalização, o desconforto)?

A história contata pela própria congregação diz assim: Santo Afonso de Ligório fundou a Congregação do Santíssimo Redentor para seguir o exemplo do nosso Salvador Jesus Cristo anunciando a Boa Nova aos pobres.

Comemorar os 277 anos de existência é sim fazer memória viva. Viva, porque é dinâmica, atualizada, que tem sentido(hoje)! Mesmo porque, se não houver sentido, morre, acaba.

Podemos buscar sentido, diante da observação e decisão de Afonso ao optar por Scala...

Sim, havia pobreza em Nápoles também, mas lá havia muitos outros que poderiam ajudar os pobres a sair da sua marginalização dentro da sociedade. Em Scala os pobres estavam sós, sem ninguém para ajudá-los, totalmente abandonados.

...todavia, fica uma questão:

Como hoje um redentorista, um Missionário Leigo, pode seguir o exemplo de Jesus, diante da opção de Afonso?

Se ajudar na reflexão, vale lembrar, que se tem denominado algumas categorias de pobreza (espiritual, emocional, financeira, etc), mas existem ainda os empobrecidos tais qual Afonso destacou: àqueles pelos quais não há ninguém a ajudá-los.

Creio, portanto, que ao festejarmos, celebrarmos este nove de novembro, podemos nos alegrar, agradecidos por fazermos parte desta história e da mesma forma, encher de coragem e disposição por também estarmos comprometidos com ela.

Lembro-me de alguns versos do cântico:

Se calarem a voz dos profetas, as pedras falarão... Ensaiamos a festa e a alegria, fazendo comunhão... É Jesus este pão da igualdade, viemos pra comungar, com a luta do povo que quer ter voz, ter vez, lugar! Comungar é tornar-se um perigo, viemos pra incomodar!Com a fé e a união nossos passos, um dia, vão chegar!

Aviso aos navegantes

O ritmo das atualizações nesta semana será mais lento. Estou em Caratinga, lecionando para os seminaristas de teologia. Na próxima semana tudo voltará ao normal.

Pe. Maikel, C.Ss.R.

sábado, 17 de outubro de 2009

Primeiro encontro com a unidade de Cariacica


Aproveitando a estadia de Anna Paula e Analice aqui em Cariacica, foi realizada a primeira reunião da unidade MLR de Cariacica. Eis algumas fotos:







sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Viva São Geraldo!!!! Medite. Reze. Guarde no coração.

Aspirações

- Amar muito a Deus

- Estar sempre unido a Deus.

- Fazer tudo por Deus.

- Amar tudo por Deus

- Conformar-me sempre com a vontade de Deus.

- Aprender a sofrer muito por Deus.



Oremos:


Deus, nosso Pai, seduziste São Geraldo Magela e ele se deixou seduzir a ponto de transformar toda sua vida em constante "SIM" ao vosso amor e à vossa vontade. Fortificai-me, misericordioso Deus, sob o olhar amigo de São Geraldo, no desejo de seguir fielmente os passos de Jesus, na vivência cotidiana do Evangelho e na construção do Reino de Deus,. Pela intercessão de São Geraldo, concedei-me, ainda, esta graça (...) que de Vós confiante espero, a fim de poder servir-Vos, ó Deus, e aos irmãos. Amém..



Visite o www.basilicasaogeraldo.org.br


quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Coordenação MLR em Cariacica



Caros Missionários:

De hoje a sábado a comunidade redentorista do Centro Missionário de Cariacica acolhe as missionárias leigas Analice e Anna Paula. Representando a coordenação, elas, junto comigo e a comunidade Redentorista, iremos pensar a inserção missionária que acontecerá nesta paróquia em janeiro próximo.
Aproveite para deixar o seu recado para nossa equipe no tag "comentários", presente logo abaixo desta notícia.
Na unidade que nossa espiritualidade inspira, rezemos para que as luzes do Espírito Santo nos auxiliem neste processo.

Pe. Maikel P. Dalbem, C.Ss.R.

Entrevista com o Pe. Vicente, provincial, sobre o Capítulo Geral

Capítulo Geral: avaliando o presente e pensando o futuro da Congregação Redentorista



A XXIV edição do Capítulo Geral terá início no dia 19 de outubro, em Roma, na Itália. Além da eleição do novo Superior Geral, seu Vigário e os seis Conselheiros, será analisada a situação atual e tomadas decisões importantes sobre o futuro daCongregação Redentorista para o próximo sexênio. O Superior da Província do Rio, Pe. Vicente de Paula Ferreira, já está em Roma, onde participará do Capítulo, sendo um dos 107 representantes dos cerca de 5.500 Redentoristas espalhados pelo mundo. Ele revela sua expectativa para esse momento tão importante na história da Congregação.


Como foi a preparação para o Capítulo Geral?
As preparações mais importantes foram as reuniões regionais, que aconteceram recentemente na Ásia-Oceania, África, Europa Norte, Europa Sul, América do Norte, América Latina e Caribe. Nessas reuniões, nas quais participam todos os Superiores Provinciais, Vice-Provinciais e alguns delegados, fizemos uma avaliação dos trabalhos durante o sexênio e apresentamos propostas de assuntos para serem discutidos no Capítulo Geral. A partir dessas reflexões, nasceu o documento mais importante que servirá como base para os trabalhos capitulares, chamado Instrumentum Laboris, que tem como título “Reestruturação para a missão: esperança em ação”.
Outro documento que tem ajudado na preparação do Capítulo Geral é o Conspectus Generalis, que é uma síntese de todas as unidades do mundo em suas realidades numéricas, religiosas, perspectivas vocacionais.
Os materiais preparatórios estão muito ricos, com uma boa base teológica, mostrando a realidade atual e propondo pistas concretas de mudanças que serão avaliadas no Capítulo. Os documentos são para provocar as reflexões no Capítulo, pois é lá que nascem as orientações e decisões.


Quem participará do XXIV Capítulo Geral?
Serão 107 delegados representando os quase 5.500 Redentoristas que, hoje, estão presentes em 78 países, em 80 unidades, sendo que são 38 Províncias, 24 Vice-Províncias, 13 Regiões e 5 Missões.


Além da eleição do novo Superior Geral e seus Conselheiros, serão discutidas orientações importantes para o futuro da Congregação. Quais assuntos são esses?
O tema “Reestruturação para a missão: esperança em ação” guiará essas reflexões. Ele propõe um maior dinamismo missionário para o futuro da Congregação. Para isso, estão sendo avaliadas as nossas composições atuais. Será que as estruturas provinciais e regionais estão favorecendo a missão Redentorista junto aos mais pobres, já que é esse o nosso carisma? Como pensar o futuro da Congregação em realidades tão distintas! Uma parte da Europa vive grande processo de secularização, onde a perspectiva é de envelhecimento dos Redentoristas, sem expectativa de novas vocações. Ao mesmo tempo, pensar a presença da C.Ss.R. em locais como a África, onde existem demandas vocacionais, mas não há estruturas formativas, financeiras tão bem organizadas.


O tema do XXIV Capítulo propõe, além de uma avaliação da atual estrutura da Congregação no mundo, a reestruturação também no sentido de fidelidade à vocação e ao carisma Redentorista. Seria uma volta às origens?
É a pergunta básica: como, nos dias de hoje, nós, Redentoristas, damos conta de ser fiéis ao nosso carisma de evangelizar os pobres? Antes de discernir sobre a presença da Congregação nas diversas localidades, o foco primeiro é a espiritualidade. É importante também a conversão não só das estruturas, mas das pessoas, dos Redentoristas, das comunidades locais. É um trabalho de conscientização que deve acontecer desde a formação inicial.
O Capítulo propõe um retorno às origens, não como um apego ao passado, mas retomar aquilo que é essencial ao carisma Redentorista. Pensar como, hoje, podemos ter a mesma ousadia que Santo Afonso e os holandeses que chegaram ao Brasil tiveram durante a história da Congregação; porém, enfrentando a realidade presente, utilizando, inclusive, os meios atuais.


O Instrumentum Laboris fala de algumas realidades particulares que são preocupações na atualidade dos Redentoristas. Fale sobre algumas dessas questões.
Tem a questão dos imigrantes, que se intensificou com a globalização. Fala-se muito também nos desafios de se formar um missionário, hoje, com competência humana, espiritual e teológica. Tem, ainda, a questão dos meios de comunicação; da missão nos grandes Santuários; das dificuldades de criar raízes no continente africano, com todos os desafios culturais, econômicos e religiosos. Resumindo com uma frase do documento, é “pensar globalmente, para poder agir localmente”. Ter uma visão geral da Congregação no mundo, integrar mais, e não ficar preso somente às realidades locais.


O senhor acredita em mudanças significativas?
Sob o meu ponto de vista, não creio que haverá mudanças drásticas. Aposto mais em uma mudança aos poucos, com firmeza, solidez, discernimento e responsabilidade. A grande mudança já está acontecendo com os temas estudados em retiros, palestras, materiais produzidos. Isso vai ganhando o coração dos Redentoristas. Mas, certamente, o Capítulo votará algumas mudanças concretas.


Quais aspectos o senhor considera importante para a escolha do Superior Geral?
Na minha opinião, de acordo com o estado em que se encontra a Congregação no mundo hoje, tem que ser um Superior Geral que saiba dialogar com a realidade. Ele precisa ter essa dimensão da pluralidade contemporânea, da diversidade das linguagens e culturas. A espiritualidade também é fundamental. Tem que acreditar na Congregação e na importância do carisma dela para os dias atuais. Além disso, para a coordenação interna, o Superior deve ser um líder, alguém que escuta os confrades e não tenha medo de tomar decisões.


Quais são as suas expectativas para esse XXIV Capítulo Geral?
É um momento muito especial, uma grande graça poder participar de um tempo onde estaremos juntos, avaliando o presente e pensando o futuro de uma obra tão importante como é aCongregação Redentorista para a Igreja. Além disso, será uma riqueza cultural enorme. Serão diversos idiomas, inúmeras nacionalidades, realidades diferentes.

Encontros - Pe. Rui Santiago, C.Ss.R. (Portugal)

Shalon e boa primavera,


"Se reparares, todas as Experiências Pascais no Novo Testamento são ENCONTROS! Sim, a Experiência pascal é sempre um Encontro com Jesus Ressuscitado, nas coordenadas do Espírito, claro. Por isso, é um encontro que acontece pela Fé.

Pergunta a alguém em cuja vida Jesus tenha ACONTECIDO, e garanto-te que não se esqueceu nem sentiu jamais que essa experiência lhe tirasse o tapete de debaixo dos pés. A Experiência Pascal é sempre umENCONTRO. E mais! É um Encontro com contexto COMUNITÁRIO.

Costumam os evangelistas dizer assim: "Estando reunidos os discípulos, veio Jesus…" Tomé, por exemplo, quando não estava reunido com eles não fez Experiência Pascal. Na vez seguinte, "estavam reunidos os discípulos e Tomé estava também com eles!" Nesse dia, "Viu", que é a expressão evangélica para o Encontro com Jesus Ressuscitado (Jo 20, 19-29).

Na dinâmica comunitária, o Espírito Santo encontra as condições e as mediações para fazer acontecer a Experiência do Encontro com Jesus, que acontece nas coordenadas do Espírito, e já não espácio-temporais. Por isso, a porta de entrada para este Encontro é a própria interioridade do Ser Humano animada pela Fé e possibilitada pela dinâmica comunitária. A Comunidade CORPORIZA a presença de Jesus Ressuscitado, como ele próprio exprimiu: "Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu Nome, eu estarei no meio deles" (Mt 18, 20). O resto tudo passa! Todo o folclore litúrgico e "aleluiático" em torno da Ressurreição de Jesus acabam por tornar-se cinza para o início da quaresma do ano seguinte…

Que o Espírito nos encontre disponíveis para criarmos contextos comunitários nos quais possamos experimentar uma verdadeira pertença. Deste modo, perder-nos-emos menos em floreados e saborearemos a Experiência Pascal como um Encontro recriador com Jesus Ressuscitado, dador de Vida!"

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Estou sentido falta...

Caríssimos:

Há uma semana instalei o contador de acessos em nosso blog. Fiquei feliz ao perceber que em menos de uma semana já contávamos mais de 100 acessos. É um bom número, visto que ainda não chegou ao conhecimento de alguns o retorno do Missionando. Contudo, sinto falta de uma coisa: as notícias das unidades não tem chegado com a mesma freqüência. Algumas unidades estão silenciosas (não reagiram ao novo formato, não mandaram mais notícias...). O que será que está acontecendo? Aguardo reações, a fim de crescermos sempre mais em nossa comunhão.
Fiquem com Deus e ele abençoe a todos.

Pe. Maikel Pablo Dalbem, C.Ss.R.

P.S.: Amanhã chegarão em Cariacica-ES nossas irmãs Analice (Cel. Fabriciano) e Anna Paula (Juiz de Fora). Junto com a comunidade do Centro Missionário, começarão ao programar as atividades missionárias de janeiro próximo. Rezemos para que o Espírito do Ressuscitado nos guie em mais esta etapa.

São Geraldo

Sexta-feira faremos memória de nosso querido confrade São Geraldo. Segue uma pequena biografia para refrescar sua memória e ajudar sua oração.

São Geraldo Majela

Geraldo nasceu em 1726 em Muro, pequena cidade do sul da Itália. Sua mãe, Benedetta, foi uma bênção para ele, pois ensinou-lhe o imenso amor de Deus que não conhece limites. Ele era feliz por estar perto de Deus.

Geraldo tinha quatorze anos quando seu pai morreu e ele ficou sendo o arrimo da família. Tornou-se aprendiz na alfaiataria da cidade e era maltratado e agredido pelo mestre. Passados quatro anos de aprendizado, quando ele poderia montar sua própria alfaiataria, disse que ia trabalhar como empregado do bispo de Lacedônia. Seus amigos lhe aconselharam a não assumir o trabalho. No entanto, os ímpetos de ira e as constantes repreensões que impediram os outros empregados de permanecer mais que poucas semanas nada eram para Geraldo. Foi capaz de exercer todos os encargos e trabalhou três anos para o bispo até a morte deste. Quando acreditava que estava fazendo a vontade de Deus, Geraldo aceitava qualquer coisa. Se batiam nele na alfaiataria ou se o bispo não lhe dava valor, pouco importava; via o sofrimento como parte do seu seguimento de Cristo. "Sua Senhoria gostava de mim" - dizia. E já então, Geraldo costumava passar horas diante de Jesus presente no Santíssimo Sacramento, o sinal do seu Senhor crucificado e ressuscitado.

Em 1745, com 19 anos, voltou para Muro onde montou uma alfaiataria. Seu negócio prosperou, mas ele não ganhou muito dinheiro. Praticamente dava tudo para os outros. Guardava o que era necessário para sua mãe e suas irmãs e dava o resto aos pobres ou para Missas em sufrágio das almas do purgatório. Geraldo não passou por uma conversão repentina e espetacular, apenas foi crescendo constantemente no amor de Deus. Durante a Quaresma de 1747 ele resolveu ser completamente semelhante a Cristo o quanto lhe fosse possível. Fez penitências mais severas e procurava explicitamente a humilhação, fazendo-se passar por louco e sentindo-se feliz quando riam dele nas ruas.

Quis servir plenamente a Deus e pediu admissão no convento dos Capuchinhos, não sendo porém aceito. Aos 21 anos tentou a vida de eremita. Tal era a sua vontade de ser semelhante a Cristo, que aceitou imediatamente a chance de representar o papel principal num Drama da Paixão, um quadro vivo apresentado na catedral de Muro.

Com os Redentoristas

Em 1749, os Redentoristas estiveram em Muro. Eram quinze missionários e tomaram de assalto as três paróquias da pequena cidade. Geraldo seguiu cada detalhe da missão e decidiu que aquela devia ser a sua vida. Pediu para ingressar no grupo missionário, mas o Pe. Cafaro, o Superior, recusou-o por motivo de saúde. Tanto importunou os padres, que, ao deixarem a cidade, o Pe. Cafaro sugeriu à sua família que o trancasse no seu quarto.

Usando um estratagema que desde então haveria de encontrar imitadores entre os jovens, Geraldo amarrou os lençóis da cama e, descendo pela janela, seguiu o grupo dos missionários. Fez uma dura caminhada de dezenove quilômetros para chegar até eles. "Aceitem-me, me dêem uma chance, depois me mandem embora se eu não for bom," dizia Geraldo. Diante de tamanha persistência, Pe. Cafaro não pôde senão consentir. Mandou Geraldo para a comunidade redentorista de Deliceto com uma carta em que dizia: "Estou mandando um outro irmão, que será inútil quanto ao trabalho."

Geraldo sentiu-se absolutamente e totalmente satisfeito com o modo de vida que Santo Afonso, fundador dos Redentoristas, traçou para os seus religiosos. Ficava radiante ao constatar como era central o amor a Jesus sacramentado e como era essencial o amor a Maria, Mãe de Jesus.

Professou os primeiros votos na data de 16 de julho de 1752, que, conforme ele ficou sabendo com alegria, era a festa do Santíssimo Redentor e também o dia de Nossa Senhora do Carmo. Desde esse dia, com exceção de algumas visitas a Nápoles e do tempo passado em Caposele onde morreu, a maior parte da vida de Geraldo foi vivida na comunidade redentorista de Iliceto.

O rotulo de "inútil" não duraria muito. Geraldo era um excelente trabalhador e nos anos seguintes foi por várias vezes jardineiro, sacristão, alfaiate, porteiro, cozinheiro, carpinteiro e encarregado das obras da nova casa de Caposele. Aprendia rápido: visitando a oficina de um escultor, logo começou a fazer crucifixos. Era uma jóia na comunidade. Tinha apenas uma ambição: fazer em tudo a vontade de Deus.

Em 1754 o seu diretor espiritual pediu-lhe que escrevesse qual era o seu maior desejo. Ele escreveu: "amar muito a Deus; estar sempre unido com Deus; fazer tudo por amor de Deus; amar a todos por amor de Deus; sofrer muito por Deus. Minha única ocupação é fazer a vontade de Deus."

A Grande Provação

A santidade verdadeira deve sempre ser testada pela cruz, e assim, em 1754, Geraldo devia sofrer uma grande provação, aquela que bem pode ter merecido a ele o poder especial para assistir às mães e a seus filhos. Uma das suas obras de apostolado era a de encorajar e assistir as moças que queriam entrar para o convento. Muitas vezes ele até garantiu o necessário dote para alguma moça pobre que de outra forma não poderia ser admitida numa ordem religiosa.

Néria Caggiano era uma das moças assistidas desta forma por Geraldo. Porém, ela achou desagradável a vida do convento e dentro de três semanas voltou para casa. Para explicar sua atitude, Néria começou a espalhar mentiras sobre a vida das freiras, e quando o povo de Muro recusou-se a acreditar em tais histórias a respeito de um convento recomendado por Geraldo, ela resolveu salvar sua reputação destruindo o bom nome do seu benfeitor. Para isto, numa carta dirigida a Santo Afonso, o superior de Geraldo, ela o acusou de pecados de impureza com a jovem de uma família em cuja casa muitas vezes Geraldo ficava nas suas viagens missionárias.

Geraldo foi chamado por Santo Afonso para responder a acusação. Mas em vez de se defender, permaneceu em silêncio, seguindo o exemplo do seu divino Mestre. Diante deste silêncio, Santo Afonso nada pôde fazer senão impor ao jovem religioso uma severa penitência: foi negado a Geraldo o privilégio de receber a santa Comunhão e foi-lhe proibido todo contato com os de fora.

Não foi fácil para Geraldo renunciar aos trabalhos pelo bem das almas, mas este era um sofrimento pequeno em comparação com a proibição de comungar. Sentiu isto tão profundamente, que chegou a pedir para ficar livre do privilégio de ajudar a Missa, receando que, a veemência do seu desejo de receber a comunhão o fizesse arrancar a hóstia consagrada das mãos do padre no altar.

Algum tempo depois, Néria ficou gravemente enferma e escreveu uma carta a Santo Afonso confessando que as suas acusações contra Geraldo não passavam de invenção e calúnia. O santo ficou cheio de alegria ao saber da inocência do seu filho. Mas Geraldo, que não ficara deprimido no tempo da provação, também não exultou indevidamente quando foi justificado. Em ambos os casos sentiu que a vontade de Deus tinha sido cumprida, e isto lhe bastava.

O Taumaturgo

De poucos santos se recordam tantos fatos prodigiosos como de São Geraldo. Seus processos de beatificação e de canonização revelam que seus milagres eram os mais variados e numerosos.

Com freqüência entrava em êxtase enquanto meditava sobre Deus e sua santa vontade, e nessas horas podia-se ver seu corpo erguer-se alguns palmos do chão. Há testemunhos autênticos de que em mais de uma ocasião foi-lhe concedido o insólito milagre de ser visto e de conversar em dois lugares ao mesmo tempo.

A maior parte dos seus milagres foram feitos para o benefício de outros. Fatos extraordinários como os que enumeramos a seguir começam a parecer lugares comuns quando se lê a sua biografia. Ele devolveu a vida a um garoto que tinha caído de um alto rochedo; abençoou a magra provisão de trigo pertencente a uma família e ela durou até a colheita seguinte; várias vezes multiplicou o pão que estava distribuindo aos pobres. Certo dia andou sobre as águas para levar um barco de pescadores entre as ondas tempestuosas até a segurança da praia. Muitas vezes Geraldo contou às pessoas pecados secretos de suas almas que tinham vergonha de confessar e levou-as a penitência e ao perdão.

O seu milagroso apostolado em favor das mães também começou durante a vida. Um dia, ao sair da casa de amigos, a família Pirofalo, uma das moças o chamou dizendo que tinha esquecido o lenço. Num momento de intuição profética, disse Geraldo: "Guarda-o, pois te será útil um dia." O lenço foi guardado como uma preciosa lembrança de Geraldo. Anos mais tarde aquela moça estava em perigo de morte em trabalhos de parto. Lembrou-se das palavras de Geraldo e pediu o lenço. Quase imediatamente o perigo passou e ela deu à luz uma criança sadia. Em outra ocasião pediram as orações de Geraldo para uma mulher grávida que corria perigo junto com o filho. Tanto ela como a criança saíram ilesas do perigo.

Morte e Glorificação

De saúde sempre frágil, era evidente que Geraldo não iria viver muito. Em 1755 sofreu violentas hemorragias e disenteria, a ponto de sua morte ser esperada para qualquer momento. No entanto, ele devia ainda ensinar uma grande lição sobre o poder da obediência. O seu diretor mandou-lhe que sarasse, se fosse da vontade de Deus, e imediatamente a doença pareceu desaparecer, ele deixou o leito e juntou-se à comunidade. Sabia, porém, que esta cura era apenas temporária e que tinha pouco mais que um mês de vida.

Pouco depois teve que voltar ao leito e começou a preparar-se para a morte. Abandonava-se totalmente à vontade de Deus e escreveu na porta do seu quarto: "Aqui se faz a vontade de Deus, como Deus quer e por quanto tempo ele quer." Como freqüência ouviam-no recitar esta oração: "Meu Deus, quero morrer para fazer vossa santíssima vontade." Pouco antes da meia-noite do dia 15 de outubro de 1755, a sua alma inocente voltou para Deus.

Na morte de Geraldo, o irmão sacristão, na sua euforia, tocou os sinos à maneira festiva, em vez do toque fúnebre. Milhares de pessoas vieram ver o corpo do "seu santo" e tentar obter uma última lembrança daquele que tantas vezes os tinha ajudado. Após a sua morte, começaram a ser relatados milagres em quase todas as regiões da Itália, atribuídos à intercessão de Geraldo. Em 1893, o Papa Leão XIII o beatificou e, no dia 11 de dezembro de 1904, o Papa Pio X o canonizou como santo.

O Santo das Mães

Por causa dos milagres que Deus fez por meio das preces de Geraldo em favor das mães, as mães da Itália se afeiçoaram a Geraldo e fizeram dele o seu padroeiro. No seu processo de beatificação, uma testemunha atesta que ele era conhecido como "il santo dei felici parti" - o santo dos partos felizes.

Milhares de mães tem experimentado o poder de São Geraldo através da Liga de São Geraldo. Muitos hospitais dedicam a ele a ala da maternidade e dão a seus pacientes medalhas e santinhos de São Geraldo. Milhares de meninos recebem o nome de Geraldo dos pais, convencidos de que foi a intercessão dele que os ajudou para que nascessem sadios. Há também moças que tem um nome semelhante ao seu, e é interessante observar como "Geraldo" se transforma em Geralda, Geraldina, Geraldino, Gerardo, Geriane e Gerardete.

Extraído de www.cssr.com

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Nas próximas horas...

Depois um feriado com muito trabalho, retomamos as atualizações do blog Missionando. Desculpem pelas horas off-line. Dentro em breve, mais atualizações.

Pequena meditação

Não perdoamos para que o outro mude. Seria um ato calculista que nada tem a ver com a gratuidade do amor evangélico. Perdoamos por causa de Cristo. Perdoar é ir ao ponto de renunciar saber o que o outro vai fazer desse perdão.

1 Pedro 2,4-6.9-10: Pedras vivas


Aproximando-vos dele, pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e preciosa aos olhos de Deus, também vós -como pedras vivas- entrais na construção de um edifício espiritual, em função de um sacerdócio santo, cujo fim é oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. Por isso se diz na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida, preciosa; quem crer nela não será confundido.
Vós, porém, sois linhagem escolhida, sacerdócio régio, nação santa, povo adquirido em propriedade, a fim de proclamardes as maravilhas daquele que vos chamou das trevas para a sua luz admirável, a vós que outrora não éreis um povo, mas sois agora povo de Deus, vós que não tínheis alcançado misericórdia e agora alcançastes misericórdia.
_ (1 Pedro 2,4-6.9-10)

Durante séculos, no coração da religião do antigo Israel encontrava-se o Templo de Jerusalém, edifício impressionante construído no monte Sião, local da presença divina onde os padres da linhagem de Aarão levavam oferendas a Deus em nome do povo. Estas oferendas animais e vegetais exprimiam o desejo dos crentes de entrar numa comunhão com o Senhor, de afirmar a sua gratidão restituindo-lhe um pouco do que ele lhes havia dado na sua generosidade.

Contudo, eis que um dos primeiros responsáveis cristãos, escrevendo aos fiéis de origem não judia, se serve destes elementos da religião antiga transformando-os. Serve-se deles para lhes explicar a sua nova identidade enquanto discípulos de Jesus Cristo.

Retomando as palavras do profeta Oseias sobre o perdão de Deus ao seu povo infiel (ver Oseias 1-2), o apóstolo afirma que os destinatários da sua carta fazem agora parte do povo que Deus escolheu para ser, no mundo, o testemunho por excelência do seu amor. E isso não devido aos seus méritos, mas unicamente graças à compaixão divina, manifestada de forma tangível por Cristo vindo para todos.

Para os cristãos, o lugar da presença divina não é um local geográfico ou um edifício, mas pessoas. É antes de mais Cristo, descrito noutros textos como o Templo verdadeiro, o local de encontro com Deus (ver João 2, 21), mas aqui sobretudo como «a pedra angular» deste Templo. Os seus discípulos são pedras vivas que se reúnem à sua volta para formar a morada divina. Ao mesmo tempo, eles são comparados aos padres que celebram neste novo Templo. Por outras palavras, é pela vida da comunidade cristã, quando ela permanece fiel ao seu fundador, que o mundo descobrirá a verdadeira identidade de Deus e entrará em relação com ele. Daí a grande importância para os cristãos de viver de tal forma que revelem uma imagem autêntica do Deus invisível. Eles fazem isso antes de mais pelo seu amor recíproco, aberto a todos.


Extraído de http://www.taize.fr/pt_article175.html?date=2008-01-01

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Twitter

Vocês já conhecem o Twitter? Trata-se de uma rede social e servidor para "microblogging" que permite aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoais de outros contatos. São pequenas mensagens com apenas 140 caracteres que os usuários podem postar pelo celular ou Web. Tudo é regido pela pergunta: "O que você está fazendo?". Depois de se cadastrar, você vai escolhendo algumas pessoas para seguir, ao passo que seus amigos podem também te seguir. Na medida em que aqueles que você segue postam seus "tweets", você fica sabendo imediatamente.
A província redentorista já tem o seu Twitter. Eis o link: http://twitter.com/provinciadorio
Eu também já construi o meu perfil. Para aqueles que quiserem me "seguir" no Twitter, eis o link: http://twitter.com/dalbemcssr
O Twitter vem se configurando como uma interessante ferramenta de informação e contato.
Lembro que somente pessoas cadastradas no Twitter poderão visualizar os perfis.

Grande abraço. Aguardo vocês lá.

Pe. Maikel, C.Ss.R.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Uma abordagem médica, Missionária Redentorista, referente à população de rua.

Dr. João Carlos Peixoto Barbosa*, médico com título de especialista em Psiquiatria; especialista em Medicina Ortomolecular, Biomolecular ou Oxidologia, fundador e diretor do Serviço Médico Ambulatorial da Obra Social Santo Afonso e São Geraldo, em colaboração com a Congregação Redentorista, membro da Pastoral da Saúde e Missionário Leigo Redentorista (MLR/RJ) e a Dra. Patrícia Ledo, médica Clínica Geral e Geriatra do Serviço Médico Ambulatorial da Obra Social Santo Afonso e São Geraldo, ministraram palestra de mais ou menos 4 horas, no dia 5 de outubro, segunda-feira, na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, promovida pelo Vicariato Norte através do Monsenhor Gustavo Auler da Cruz e presidida pelo Monsenhor Aroldo para todos os Vicariatos da Arquidiocese do Rio de Janeiro que atendem os nossos irmãos em Cristo moradores de rua.

 

O Dr. João Carlos apresentou as Doenças Mentais na população de rua, como as Dependências Químicas, Psicoses como a Esquizofrenia, Psicopatias, Transtorno do humor e Retardo mental..

 

A Dra. Patrícia enfocou os riscos das doenças Infecto Contagiosas como a Tuberculose, Hanseníase (Lepra), AIDS, Sífilis, Gonorréia, Mononucleose, Doenças Parasitárias e a importância da higiene e prevenção das mesmas. Os dois profissionais da área médica e também religiosos mostraram como devemos entender as doenças de uma maneira bio-psíco-social, formadas por componentes biológicos, psicológicos e de contexto social. Deixaram claro que as estratégias de abordagem do problema devem incluir, igualmente, elementos biológicos, psicológicos, sociais e principalmente o amor de Cristo. Por isso, não devemos tratar o nosso irmão carente somente com uma abordagem de levar o pão para alimentar e o remédio para o corpo, mas tratar, sobretudo, as alterações emocionais e espirituais do paciente, bem como abordar o problema desta maneira que estamos vendo acontecer aqui hoje através deste encontro multidisciplinar, a nós proporcionado, e orientados que somos por nossos dirigentes religiosos.

  

    Dr. João Carlos cita o exemplo de São Clemente Maria Hofbauer, que divulgando para o mundo a Espiritualidade Redentorista, mostrou que a pobreza tem diversos rostos e que devemos buscar nosso caminho no apostolado missionário de acolher nosso irmão em Cristo, empobrecido não somente pela carência alimentar do corpo mas também carente de tratamento de doenças, que como vimos, algumas hereditárias e sem uma cura definitiva, e outras de fácil tratamento e prevenção. Por isto, estarmos aqui hoje, neste ano da Missão Continental, nos preparando como uma equipe multidisciplinar de religiosos leigos católicos, com a compreensão de que não somos somente uma ONG para nos propormos a oferecer ao nosso irmão carente somente o pão para o corpo.

 

(Texto autorizado e revisado pelo Dirigente Espiritual da Obra Social Santo Afonso e São Geraldo,

Pe. Ergo Araujo)


* Dr. João Carlos é Missionário Leigo Redentorista da Unidade do Santo Afonso (RJ) e trabalha como voluntário na Obra Social Santo Afonso e São Geraldo, que é de responsabilidade e administração da CSsR, província do Rio.