domingo, 13 de dezembro de 2009

Carta Final de Ano












Cariacica, 13 de dezembro de 2009


Caros missionários:

Mais alguns dias para vivenciarmos a festa da Encarnação e o final do ano de 2009. Há quase um ano que estou assessorando as unidades MLR de nossa província. Para mim, é tempo para uma boa parada a fim de avaliar e corrigir a rota de nossa vida rumo a caminhos mais redentores. Pessoalmente, encontro-me ciente de minhas fraquezas e de quanto poderia ter sido mais atento neste ano. Peço perdão pelas falhas, e rogo ao Jesus-menino que me dê as luzes necessárias para bem segui-lo.

Quanto ao nosso grupo provincial MLR, percebo que este foi um ano de muitas conquistas. Nossas duas assembléias foram realmente profundas. Aos poucos, vamos compreendendo melhor o mistério dos sinais de nossos tempos. Só assim poderemos perceber aonde a mão do Senhor da História toca a existência atual. Fizemos a primeira experiência de formação missionária em Coronel Fabriciano. Imbuídos daquilo que nos configura como redentoristas, com os pés no chão, preparamo-nos para a evangelização da seara que se abre ainda pouco cuidada, mas vasta e fecunda. Em janeiro próximo iremos fechar o primeiro ciclo desta experiência formativa. Nova Rosa da Penha, Paróquia Sagrada Família, nos espera com os braços abertos. Com a reverência de quem pisa nos “solos sagrados” da vida de nossos irmãos, despiremo-nos das sandálias de nossas barreiras para tocarmos o mundo da vida como missionários do Redentor. Agradeço a disponibilidade de tantos para estas boas coisas acontecessem. No próximo ano, faremos uma revisão do caminho percorrido nesta formação para, em 2011, abrirmos um novo ciclo com uma nova turma de missionários. Que nada nos impeça de viver a realidade!

Contudo, tenhamos cuidado para não nos deixar abater pelo cansaço e pelo desânimo. O mundo atual poderá nos absorver com sua correria se não nos cuidarmos. Se isto acontece, tudo se torna peso e dor, muito maiores do que os que realmente existem. Que nossas unidades saibam ser também lugar de refrigério para a alma. De nada adianta grandes ações missionárias se o nosso grupo não souber cuidar dos corações machucados daqueles que estão próximos.

Proponho que nas unidades seja feito um momento de retiro e avaliação da caminhada. Usem as Sagradas Escrituras em leitura orante. Que seja feita uma revisão global, percebendo as alegrias e tristezas deste ano em nossas unidades. E, como gesto concreto, quem sabe visitar e dar apoio a alguém, de preferência que já tenha participado de alguma de nossas unidades, mas que no momento encontra-se doente, triste ou afastado. Caso não surja um nome específico, pensem em uma instituição que cuida dos marginalizados de nossa história. É hora de superar as barreiras para aprendermos a ser, realmente, presença redentora em meio aos homens.

Encerrando, desejo que todos tenham um feliz e abençoado Natal. Que seja realmente a festa da novidade e da criatividade entre nós. No mais, aguardemos as novidades que virão. Coisas boas estão sendo gestadas.

No Cristo Redentor,

Pe. Maikel Pablo Dalbem, C.Ss.R.

dalbemcssr@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário