terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Natal, festa de luz!

Estamos no meio de Dezembro, envolto na claridade do verão, carregado de alegria e de profundo amor pela chegada do Deus-Menino. Os dias prolongam-se com o sol escondendo-se mais tarde, as noites bem calorosas e o céu mais estrelado. Assim sentimos Dezembro, apesar de chuvas intensas por todo o país. Mas são noites e dias de muita agitação, onde procuramos, junto da família, preparar o Natal.

Só que a cada novo ano, o novo Natal induz-nos a comprar, comprar e comprar através das intensas propagandas da tv e dos grandes shoppings. Mas quem não gosta de dar e receber presentes? Entretanto, temos que agir e pensar em presentear com responsabilidade.

Vivemos momentos de preocupação com os acontecimentos no mundo e não podemos fingir que está tudo bem, que não há com o que se preocupar. Tomar consciência da nossa realidade, da nossa responsabilidade e não nos deixar levar pela mídia, requer maturidade e um profundo sentimento de irmandade - olhar para o outro, que passa por necessidade.

Devemos desvincular o amar do presentear. Sabemos que o gostar muito das pessoas - familiares e amigos-, nos leva a comprar presentes caros, e se gostamos pouco, damos lembrancinhas, ou nem isso, às vezes.

Olhe, goste muito e gaste pouco! Faça juras, manifeste com carinho o seu amor ao outro com um abraço, com gestos singelos e até mesmo com um e-mail, também pode ser um cartão, mas não pague juros. Porque quando Janeiro chegar ...

Muitos decepcionam-se por não receber na mesma proporcionalidade os presentes ofertados. Frustração completa em sequer receber um e-mail de agradecimento.

Não devemos medir o amor que nos é dado pelo preço do presente comprado, ou pela ausência dele, pois assim estaremos matando o amor. O amor existe para ser sentido, ser compartilhado, de graça, espontaneamente.
Ser uma família feliz, um grupo de trabalho legal ou de pastoral unida, não é ter um super saldo de presentes, que passarão o ano "estacionados" nas gavetas do armário, sem sequer serem usados.

Este ano, pense, invente, faça diferente. Já ouviu isso, não? Dê presentes feitos por você. Já pensou o tanto de carinho que terá neles? Faça deste Natal um Natal do seu jeito, com a sua marca..

Que haja festa, que haja reuniões familiares, de nossas pastorais, e troca de presentes nas semanas próximas ao Natal , sim senhor...mas que essas comemorações sejam a Festa de Deus com os homens, a Festa da Luz, da família, da partilha e da solidariedade, à imitação do Menino Deus «que, de rico, se fez pobre para nos enriquecer pela Sua pobreza» (2 Cor 8,9).

E mais ... que este Dezembro nos deixe a firme certeza do renascer de um futuro mais belo no Ano Novo.

Lembre-se : Dezembro é o tempo de maturidade, é festa da ternura do nosso Deus que por nós se fez Menino, é tempo de sonhos.


Nair Pimenta / MLR-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário