segunda-feira, 30 de novembro de 2009

ADVENTO - Toda a mística da esperança cristã!







O advento nos faz desejar ardentemente o retorno de Cristo. Mas a visão de nosso mundo injusto, marcado brutalmente pelo ódio e a violência, revela-nos sua imaturidade para a volta gloriosa de Jesus Cristo. Desejamos com ansiedade que o Senhor venha, mas tememos sua vinda porque o mundo ainda não está preparado para recebê-lo. E através de nossa Fé, esperança e amor que ele quer fazer brilhar a luz continuamente na noite do mundo. De modo que as luzes que acendamos nas noites escuras sejam ao mesmo tempo consolo e advertência, ou seja, certeza consoladora de que «a luz do mundo» já foi acesa na noite escura de Belém e transformou a noite do pecado humano na noite santa do perdão divino; por outra parte, a consciência de que esta luz somente pode - e somente quer - seguir brilhando se é sustentada por aqueles que, por ser cristãos, continuam através dos tempos a obra de Cristo. A luz de Cristo quer iluminar a noite do mundo através da luz que somos nós; sua presença já iniciada deve seguir crescendo por meio de nós. Não só no natal; em cada missa, no «agora» de cada celebração eucarística onde se atualiza o mistério gozoso da vinda e da presença salvífica do Senhor entre nós. Nossa espera tem um sentido, a explosão de graça e de luz que acontece na festa de natal é como o ponto culminante da espera, onde esta se consuma e culmina plenamente.

Fábia Guemardi - MLR Cel. Fabriciano

Um comentário:

  1. Olá Fábia.
    Seu texto é muito lindo!!!
    Que possamos neste Natal pedir ao Senhor que envie o E.Santo, sobre todos nós, iluminando-nos para que possamos ser presença viva para nossos irmãos.
    MCS-MLR-Rio

    ResponderExcluir