sábado, 28 de novembro de 2009

Conheça o Conselho Geral (4)

Seguimos nossa série. Este, alguns de vocês devem conhecer. É o Padre "Jacinto", Conselheiro Geral que visitou nossa província no ano passado.

P. Jacek Dembek no dia 5 de novembro de 2009 foi reeleito como um dos seis Conselheiros Gerais da Congregação do Santíssimo Redentor. Nasceu no dia 04 de setembro de 1961, em Toruń, na Polônia. Estudou na Universidade Nicolau Copérnico de Toruń, onde fez o Mestrado em Matemática e Álgebra. Terminados os estudos, entrou na Congregação Redentorista em setembro de 1984 e começou o período de formação e de estudos no Seminário da Província de
Varsóvia em Tuchów.
Fez a primeira Profissão a 02 de fevereiro de 1986. Prosseguiu os estudos no Seminário provincial e ao mesmo tempo começou a seguir o curso de Filosofia na Pontifícia
Academia de Teologia de Cracóvia, fazendo o Mestrado em Filosofia em 1987 e a Licenciatura em 1989. Fez a Profissão perpétua em 15 de agosto de 1990. Em 1991 começou a ensinar Lógica na Pontifícia Academia de Teologia de Cracóvia.
Foi ordenado sacerdote em 14 de junho de 1991, na igreja redentorista de Toruń. Durante o ano acadêmico de 1991-1992 trabalhou na sua tese doutoral sobre Filosofia da Ciência na Universidade Católica da América em Washington, D.C., EUA, residindo na comunidade redentorista de Washington. Doutorou-se em Filosofia da Ciência e Lógica em junho de 1993.
Tendo voltado à Polônia em maio de 1992, começou a dar aulas no Seminário Redentorista de Cracóvia, na Pontifícia Academia de Teologia e em outros Seminários (Dioceses de Cracóvia, Tarnów, Sosnowiec, OFM. Conventuais, etc.). Ensinou Lógica, Filosofia da Ciência, Filosofia da Natureza e História da Filosofia Moderna e Contemporânea. Depois foi nomeado Prefeito dos estudantes do Seminário Redentorista de Cracóvia.
Em 1996 começou a estudar Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e obteve a Licenciatura em 1997. Seus estudos foram interrompidos por sua eleição para Vigário provincial da Província de Varsóvia em 1999. Como Vigário provincial, foi o principal responsável pelo trabalho do Secretariado de Vida Apostólica e pela Comissão para a Rádio Maryja.
Em junho de 2002 foi nomeado Superior da comunidade redentorista e Reitor do Seminário Redentorista de Cracóvia. Pregou missões paroquiais e retiros; em especial, retiros para padres e religiosos na Polônia, na Alemanha, nos USA e na Dinamarca. Em Cracóvia participou do ministério paroquial para os moradores da cidade e os turistas de língua inglesa.
Durante alguns anos assumiu serviço pastoral de verão em paróquias nos USA e na Áustria. De 1993 a 1997 foi membro do Capítulo provincial de Varsóvia. Foi eleito Vogal para os Capítulos Gerais de 1997 e 2003. Dia 03 de outubro de 2003 foi eleito Conselheiro Geral para o sexênio 2003-2009 e neste Capítulo de 2009 foi reeleito Conselheiro Geral para mais um sexênio.
P. Dembek fala polonês, inglês, italiano, espanhol e alemão. Comunica-se em português e em russo. Entende o eslavo, o checo, o ucraíno e o francês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário